Vol. 11 No. 33 (2011): Representações sociais e formação de professores

Published: 2011-07-07

Dossier

  • A Teoria das Representações Sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede

    Clarilza Prado de Sousa, Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas
    271-286
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4285
  • Formação para o magistério: o discurso dos formadores

    Alda Judith Alves-Mazzotti
    287-307
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4294
  • Formação de professores: possibilidades e desafios do trabalho docente na contemporaneidade

    Romilda Teodora Ens, Maria Lourdes Gisi, Ana Maria Eyng
    309-329
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4306
  • Saberes da prática na formação: representações sociais de alunas de Pedagogia

    Márcia Gentile, Rita de Cássia Pereira Lima Pereira Lima, Tarso Mazzotti
    331-351
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4312
  • Implicações da didática na formação do professor universitário: desafios e perspectivas

    Maria de Fátima Barbosa Abdalla
    353-374
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4318
  • O que mudar na educação? – Representações sociais de alunos de Pedagogia

    Bruna Luise da Silva Sant’Ana, Daniela Barros da Silva Freire Andrade
    375-396
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4381
  • Representações sociais sobre um Colégio de Aplicação: um estudo com os professores

    Lísia Regina Ferreira Michels, Maria Helena Villares Cordeiro, Paula Correa Tavares
    397-416
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4393
  • Quando for grande vou ser professor: a identidade docente representada por futuros professores

    Luís Pardal, António Neto-Mendes, António Martins, Manuela Gonçalves, Ana Pedro
    417-433
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4399

Articles

  • Construção histórica de um sistema dual de ensino e indefinição de fronteiras das redes pública e privada no Brasil

    Abdeljalil Akkari, Camila Pompeu, Ana Sheila Fernandes Costa, Peri Mesquida
    471-496
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4411
  • A formação continuada de professores no espaço escolar: impactos na prática docente

    Mari Margarete dos Santos Forster, Carina Maria Veit, Andréia Veridiana Antich, Marelise de Fátima Griebeler Reis
    497-514
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4417
  • Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e Rorty

    Heraldo Aparecido Silva
    515-531
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4420
  • Os licenciandos e a prática docente: consensos e tensões

    Odisséa Boaventura de Oliveira, Valdir Heitor Barzotto, Silvia Luzia Frateschi Trivelato
    533-546
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4426
  • O cinema como componente didático da educação ambiental

    Fernando Zan Vieira, Ademir José Rosso
    547-572
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4432
  • Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos

    Maria Flávia Bastos, Ricardo Ferreira Ribeiro
    573-594
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4438

Editorial

  • Editorial

    Romilda Teodora Ens
    263-268
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4279

Review

  • Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura

    Ariane Franco Lopes da Silva
    597-602
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4441
  • A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais

    Géssica Peniche Costa e Silva
    603-607
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4444