Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e Rorty

Autores

  • Heraldo Aparecido Silva Professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI .

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4420

Resumo

Este artigo analisa alguns aspectos da noção de narrativa à luz das idéias do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), do literato tcheco Milan Kundera (1929-) e do filósofo norte-americano Richard Rorty (1931-2007). A fundamentação teórica de nosso estudo estará centrada, principalmente, no conhecimento advindo a partir de autores como: Benjamin (1975, 1986), Kundera (1988, 1994), Rorty (1990, 1994, 1995, 1997, 1998, 2000) e Orwell (1996). Assim, a interpretação dos textos dos autores estudados e a posterior confrontação de suas idéias permitirão relacioná-las conceitualmente com a temática proposta. Finalmente, propomos mostrar que, em alguns momentos e a despeito das diferenças teóricas entre Benjamin, Kundera e Rorty, suas vozes ecoam importantes mensagens em comum para a educação. 

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Referências

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Silva, H. A. (2011). Narrativa e educação: algumas reflexões a partir de Benjamin, Kundera e Rorty. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 515–531. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4420