O que mudar na educação? – Representações sociais de alunos de Pedagogia

Autores

  • Bruna Luise da Silva Sant’Ana Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), Cuiabá, MG - Brasil.
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT), Cuiabá, MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4381

Resumo

Este estudo objetivou investigar as representações sociais de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, sobre mudanças na Educação. A pesquisa baseou-se na Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978; JODELET, 2005), bem como nos estudos sobre mudanças no contexto educacional. Foram realizadas 40 entrevistas semi-estruturadas, distribuídas nas quatro séries da graduação. O corpus pelas entrevistas foi processado no software ALCESTE, sendo utilizada sua análise padrão e também a análise tri-croisé referente à variável Ano. Observou-se que as representações sociais dos acadêmicos em Pedagogia da UFMT, sobre mudanças na Educação, fazem um movimento entre o engajamento individual frente à sua formação e sobre as necessidades de mudanças na Educação, transformando-se ao longo do curso em uma queixa imobilizadora, que parece substituir a atitude de implicação frente às mudanças.

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Referências

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

da Silva Sant’Ana, B. L., & Barros da Silva Freire Andrade, D. (2011). O que mudar na educação? – Representações sociais de alunos de Pedagogia. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 375–396. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4381