O cinema como componente didático da educação ambiental

Autores

  • Fernando Zan Vieira Bacharel em Direito e Licenciado em História, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil.
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4432

Resumo

O artigo analisa a utilização do cinema na Educação Ambiental (EA). Discute-se a adequação dos filmes aos alunos do Ensino fundamental e o papel mediador do professor ao propor atividades associadas a exibição de filmes na sala de aula. São apontados princípios para a utilização do cinema de impacto ambiental na promoção da EA, avaliação da recepção dos filmes, o aprendizado, a aquisição de novos valores ambientais e a mudança de atitudes. As informações obtidas e analisadas com os alunos participantes de quinta e sexta séries indicam o efeito positivo do cinema na aquisição de conhecimento, mudança de atitudes e valores frente ao meio ambiente.  

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Zan Vieira, F., & Rosso, A. J. (2011). O cinema como componente didático da educação ambiental. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 547–572. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4432