O cinema como componente didático da educação ambiental

Auteurs

  • Fernando Zan Vieira Bacharel em Direito e Licenciado em História, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil.
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4432

Résumé

O artigo analisa a utilização do cinema na Educação Ambiental (EA). Discute-se a adequação dos filmes aos alunos do Ensino fundamental e o papel mediador do professor ao propor atividades associadas a exibição de filmes na sala de aula. São apontados princípios para a utilização do cinema de impacto ambiental na promoção da EA, avaliação da recepção dos filmes, o aprendizado, a aquisição de novos valores ambientais e a mudança de atitudes. As informações obtidas e analisadas com os alunos participantes de quinta e sexta séries indicam o efeito positivo do cinema na aquisição de conhecimento, mudança de atitudes e valores frente ao meio ambiente.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994. A ÚLTIMA hora (11th Hour). Produção de Leonardo DiCaprio, Leila Conners Petersen, Chuck Castleberry e Brian Gerber. Direção de Nadia Conners e Leila Conners Petersen. Estados Unidos, 2007. 1 DVD (95 min), color. son.

BELL, D. R. Creating green citizens? Political liberalism and environmental education. Journal of Philosophy of Education, v. 38, n. 1, p. 37-53, 2004.

BRASIL, U. O filme Documentário como “Documento da Verdade”. O Olho da História, Salvador, v. 1, n. 1, p. 1301-139, 1995.

CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores – da exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. (Org.). A didática em questão. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 12-22.

CANDAU, V. M. A didática e a relação forma/conteúdo. In: CANDAU, V. M. (Org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 26-32.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ERIN BROKOVICH: uma mulher de talento (Erin Brokovich). Produção de Danny DeVito, Stacey Sher, Michael Shamberg, Gail Lyon e John Hardy. Direção de Steven Soderbergh. Estados Unidos, 2000. 1 DVD (130 min), color. son.

FERREIRA, S. da C. Professores e professoras nos filmes, história e papéis sociais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 1, p. 85-96, 2009.

FERRO, M. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FRESCHI, M. As percepções docentes sobre a dimensão metodológica no processo ensino-aprendizagem. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 3, n. 2, p. 149-157, 2008.

LEFF, E. Saber ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001a.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001b.

LEFF, E. Complexidade, racionalidade ambiental e diálogo de saberes. Educação e Realidade, v. 34, n. 3, p. 17-24, 2009.

LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1473-1494, 2005.

MASCARELLO, F. (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

METZ, C. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.

MONTEIRO, F. G. C. A produção cinematográfica em sala de aula: um outro olhar para o fazer histórico. Revista História Hoje, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 1-12, 2005.

MUDANÇA de clima, mudança de vidas. Produção e direção Greenpeace Brasil. Brasil, 2006. 1 DVD (51 min), color., son.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.

O DIA depois de amanhã. The day after tomorrow. Produção de Roland Emmerich e Mark Gordon. Direção de Roland Emmerich. Estados Unidos, 2004, 1 DVD (124 m), color. son.

OLIVEIRA, P. S.; NASCIMENTO, M. C.; BIANCONI, M. L. Mudanças conceituais ou comportamentais? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 1-4, 2005.

OS SIMPSONS: o filme (The Simpsons movie). Produção de James L. Brooks, Matt Groening, Al Jean, Mike Scully e Richard Sakai. Direção de David Silverman. Estados Unidos, 2007. 1 DVD (83 min), color. son.

RODRIGUES, G. S. S. C.; COLASANTI, M. T. M. Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação. Sociedade e Natureza, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 51-66, 2008.

RODRIGUEZ, V. A. El cine por una educación ambiental. Educação e Realidade, v. 34, n. 3, p. 133-145, 2009.

ROSSO, A. J. A distância entre o projeto da educação ambiental e a forma como se efetiva o ensino de Ciências. In: GUERRA, A. F. S.; TAGLIEBER, J. E. (Org.). Educação ambiental: fundamentos, práticas e desafios. ltajaí: Universidade do Vale do ltajaí, 2007a. p. 125-141.

ROSSO, A. J. Avaliação dos significados atribuídos pelos estagiários à metodologia e prática de ensino de biologia. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 131-144, 2007b.

ROSSO, A. J. Ensaio teórico-empírico e questões sobre a formação docente, leitura da escola e letramento. In: PRADO, E. M.; SOUZA, M. A. de; FERREIRA, N. S. C. (Org.). Educação em debate. Curitiba: UTP, 2009. p. 135-144.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.

SAVVA, A.; TRIMIS, E.; ZACHARIOU, A. Exploring the links between visual arts and environmental education: experiences of teachers participating in an in-service training programme. International Journal of Art and Design Education, v. 23, n. 3, p. 246-255, 2004.

SILVA, R. L. F.; KRASILSHIK, M. Dimensão ética e política de filmes didáticos de meio ambiente: um estudo com a programação da TV Escola. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 4., Rio Claro. Anais... Rio Claro: EPEA, 2007.

SILVEIRA, C. H. Filmes sobre surdos: que representações de surdos e de língua de sinais eles trazem? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 177-184, 2009.

TAVARES, C.; FREIRE, I. M. Lugar do lixo é no lixo: estudo de assimilação da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 2, p. 125-135, 2003.

TEIXEIRA, F. E. Documentário moderno. In: MASCARELLO, F. (Org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006. p. 143-155.

TURNER, G. Cinema como prática social. São Paulo: Summus, 1997.

UMA VERDADE inconveniente (An Inconvenient Truth). Produção de Lawrence Bender, Scott Z. Burns e Laurie David. Direção de Davis Guggenheim. Estados Unidos, 2006. 1 DVD (94 min), color. son.

VÁSQUEZ, A. S. Ética. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Téléchargements

Publiée

2011-07-07

Comment citer

Zan Vieira, F., & Rosso, A. J. (2011). O cinema como componente didático da educação ambiental. Revista Diálogo Educacional, 11(33), 547–572. https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4432