Vol. 16 No. 48 (2016): Pedagogias e métodos: a matemática nos primeiros anos escolares (1880-1980)

Published: 2016-07-14

Dossier

  • Les enjeux da pesquisa em história da educação matemática nos anos iniciais escolares

    Wagner Rodrigues Valente
    271-299
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS01
  • Saberes geométricos e o método analítico no final do século XIX

    Maria Célia Leme da Silva*
    301-319
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS02
  • De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho

    Ivanete Batista dos Santos, Marcos Denilson Guimarães
    321-338
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS03
  • A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?

    Ilka Miglio de Mesquita, Marcus Aldenisson de Oliveira
    339-363
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS04
  • A Matemática na formação de professores primários no Espírito Santo (1890-1908)

    Moysés Gonçalves Siqueira Filho
    365-380
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS05
  • A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal

    Alexandra Rodrigues, Barbara Winiarski Diese Novaes, José Manuel Matos
    381-402
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS06
  • Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares em tempos do Movimento da Matemática Moderna?

    Denise Medina
    403-422
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS07
  • A matemática na escola primária paranaense na década de 1960: orientações metodológicas e aprendizagem

    Reginaldo Rodrigues da Costa
    423-443
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS08
  • Omar Catunda: venturas e desventuras de um passador cultural

    Eliene Barbosa Lima
    445-465
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS09
  • Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores

    Débora Regina Wagne, Cláudia Regina Flores
    467-485
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS10
  • Assessing psychology students’ difficulties in elementary variance analysis

    Osmar D. Vera, Carmen Batanero, Carmen Díaz, Maria del Mar López-Martín
    487-511
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS11

Editorial

  • Editorial

    Wagner Rodrigues Valente, Neuza Bertoni Pinto
    265-268
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.ED01