v. 13 n. 40 (2013): Prática pedagógica e formação docente

Publicado: 2013-07-12

Dossiê

  • Saberes necessários ou desejados para uma docência de qualidade na Educação Superior

    Marcos Villela Pereira
    831-849
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS01
  • Avaliação da aprendizagem e deficiência intelectual na perspectiva de professores do ensino comum

    Fernanda Oscar Dourado Valentim, Anna Augusta Sampaio de Oliveira
    851-871
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS02
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS PESQUISAS DO ESTADO DA ARTE EM QUESTÃO (1980-2007)

    Adolfo Ignacio Calderón, Heloisa Poltronieri
    873-893
    DOI: https://doi.org/10.7213//dialogo.educ.13.040.DS03
  • Aprendizagem em/na rede: comunidades virtuais de aprendizagem em blogs

    Patrícia Brandalise Scherer Bassani, Rosi Souza Fritz
    895-912
    DOI: https://doi.org/10.7213//dialogo.educ.13.040.DS04
  • As opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa

    Eduardo Martins de Pinho, Carlos Alberto Ferreira, José Pinto Lopes
    913-937
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS05
  • Desenvolvimento sustentado e tecnologia educativa: elementos dinamizadores de modificações socioeducativas

    António José Reis do Arco, Helena Maria de Sousa Lopes Reis do Arco
    939-958
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS06
  • A Escola Guatemala e as memórias de uma experiência educacional de vanguarda

    Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Okçana Battini, Reinaldo Benedito Nishikawa
    959-975
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS07
  • Educação escolar: leitura e análise a partir da perspectiva adorniana

    Luciana da Silva Teixeira, Geraldo Balduino Horn
    977-997
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS08
  • O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância

    Juliana Cristina Faggion Bergmann, Marimar da Silva
    999-1020
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS09
  • A estética na formação de professores

    Adair de Aguiar Neitzel, Carla Carvalho
    1021-1040
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS10
  • Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira

    Rita Buzzi Rausch, Eliani Dubiella
    1041-1061
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS11
  • As políticas externas e a formação de professores na história da educação brasileira (1930-1946)

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Angela Galizzi Vieira Gomide
    1063-1082
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS12
  • A pedagogia da essência e as bases epistemológicas da formação do professor no Ratio Studiorum

    Carlos Henrique Martins Torra, Pura Lúcia Oliver Martins, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    1083-1102
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS13

Artigos

  • Antonio Gramsci e a organização da escola italiana (1922-1932)

    Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Jarbas Mauricio Gomes
    1105-1120
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.AO01

Apresentação

  • Editorial

    Joana Paulin Romanowski
    821-827
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.ED01