Antonio Gramsci e a organização da escola italiana (1922-1932)

Autores

  • Cezar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR - Brasil.
  • Jarbas Mauricio Gomes Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.AO01

Resumo

Este texto analisa o pensamento educacional de Antonio Gramsci (1891-1937) sobre a organização escolar italiana entre os anos de 1922 e 1932, contextualiza historicamente as análises gramscianas e demarca o amadurecimento de suas ideias apresentadas nos Quaderni del carcere. Gramsci analisou a reforma educacional do Estado fascista, conhecida como Reforma Gentile (1922-1923), e apontou que ela se voltava à manutenção dos privilégios culturais de um grupo sobre os demais, impedindo o acesso dos subalternos à universidade e à cultura humanista. Promovida por Giovanni Gentile (1875-1944) e Giuseppe Lombardo-Radice (1879-1938), a organização escolar italiana era tida como democrática, pois ampliava a oferta do Ensino Profissionalizante e permitia o ingresso dos subalternos no mercado de trabalho. No Caderno 12, Gramsci (2007) criticou a organização escolar italiana e seu caráter aparentemente democrático e propôs a criação de uma escola única, formadora da cultura geral, humanista, filosófica e desinteressada na formação imediata do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARNAUT DE TOLEDO, C. A.; GOMES, J. M. A crítica de Antonio Gramsci ao princípio das reformas educacionais fascistas na Itália (1926-1937). In: SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, 18.; ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2011, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2011. 1 CD-ROM.

BARATTA, G. As rosas e os cadernos: o pensamento dialógico de Antonio

Gramsci. Trad. Giovanni Semeraro. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

CHARNITZKY, J. Il dibattito critico sulla riforma Gentile in Italia e all’estero. In: SPADAFORA, G. (Org.). Giovanni Gentile: la pedagogia, la scuola. Roma: Armando Editore, 1997. p. 341-368.

GERRATANA, V. Prefazione. In: GRAMSCI, A. Quaderni del carcere: quaderni 1-5 (1929-1932). Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 2007a. v. 1. p. XI-XLII.

GERRATANA, V. Apparato critico. In: GRAMSCI, A. Quaderni del carcere.

Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 2007b. v. 4. p. 2034-3370.

GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 2007.

HORTA, J. S. B. A educação na Itália fascista: as Reformas Gentile (1922-1923). História da Educação, São Paulo, v. 12, n. 24. p. 179-223, jan./abr. 2008.

LIGUORI, G. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e

conformismo. Trad. de Willian Laços. 2. ed. Campinas: Alínea, 2008.

MIGUEL, M. E. B. O pensamento pedagógico de Gramsci. Diálogo Educacional, v. 3, n. 7, p. 63-73, set./dez. 2002.

MORDENTI, R. “Quaderni dal carcere” di Antonio Gramsci. In: ROSA. A. A. (Org.). Letteratura italiana. Le opere. Torino: Einaudi, 1996. v. IV, livro II. p. 553-629. Disponível em: <http://www.museocriminologico.it/documenti/classici.html>. Acesso em: 4 abr. 2011.

NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 3. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2004.

RIALL, L. Il risorgimento: storia e interpretazioni. Roma: Donzelli, 1997.

TOGNON, G. La riforma scolastica del ministro Gentile (1922-1924). In:

SPADAFORA, G. (Org.). Giovanni Gentile: la pedagogia, la scuola. Roma:

Armando, 1997. p. 319-340.

Downloads

Publicado

2013-07-12

Como Citar

de Alencar Arnaut de Toledo, C., & Gomes, J. M. (2013). Antonio Gramsci e a organização da escola italiana (1922-1932). Revista Diálogo Educacional, 13(40), 1105–1120. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.AO01