Antonio Gramsci e a organização da escola italiana (1922-1932)
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.AO01Resumen
Este texto analisa o pensamento educacional de Antonio Gramsci (1891-1937) sobre a organização escolar italiana entre os anos de 1922 e 1932, contextualiza historicamente as análises gramscianas e demarca o amadurecimento de suas ideias apresentadas nos Quaderni del carcere. Gramsci analisou a reforma educacional do Estado fascista, conhecida como Reforma Gentile (1922-1923), e apontou que ela se voltava à manutenção dos privilégios culturais de um grupo sobre os demais, impedindo o acesso dos subalternos à universidade e à cultura humanista. Promovida por Giovanni Gentile (1875-1944) e Giuseppe Lombardo-Radice (1879-1938), a organização escolar italiana era tida como democrática, pois ampliava a oferta do Ensino Profissionalizante e permitia o ingresso dos subalternos no mercado de trabalho. No Caderno 12, Gramsci (2007) criticou a organização escolar italiana e seu caráter aparentemente democrático e propôs a criação de uma escola única, formadora da cultura geral, humanista, filosófica e desinteressada na formação imediata do trabalhador.Descargas
Citas
ARNAUT DE TOLEDO, C. A.; GOMES, J. M. A crítica de Antonio Gramsci ao princípio das reformas educacionais fascistas na Itália (1926-1937). In: SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, 18.; ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6., 2011, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2011. 1 CD-ROM.
BARATTA, G. As rosas e os cadernos: o pensamento dialógico de Antonio
Gramsci. Trad. Giovanni Semeraro. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
CHARNITZKY, J. Il dibattito critico sulla riforma Gentile in Italia e all’estero. In: SPADAFORA, G. (Org.). Giovanni Gentile: la pedagogia, la scuola. Roma: Armando Editore, 1997. p. 341-368.
GERRATANA, V. Prefazione. In: GRAMSCI, A. Quaderni del carcere: quaderni 1-5 (1929-1932). Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 2007a. v. 1. p. XI-XLII.
GERRATANA, V. Apparato critico. In: GRAMSCI, A. Quaderni del carcere.
Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 2007b. v. 4. p. 2034-3370.
GRAMSCI, A. Quaderni del carcere. Edizione crittica dell’Istituto Gramsci a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 2007.
HORTA, J. S. B. A educação na Itália fascista: as Reformas Gentile (1922-1923). História da Educação, São Paulo, v. 12, n. 24. p. 179-223, jan./abr. 2008.
LIGUORI, G. Roteiros para Gramsci. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e
conformismo. Trad. de Willian Laços. 2. ed. Campinas: Alínea, 2008.
MIGUEL, M. E. B. O pensamento pedagógico de Gramsci. Diálogo Educacional, v. 3, n. 7, p. 63-73, set./dez. 2002.
MORDENTI, R. “Quaderni dal carcere” di Antonio Gramsci. In: ROSA. A. A. (Org.). Letteratura italiana. Le opere. Torino: Einaudi, 1996. v. IV, livro II. p. 553-629. Disponível em: <http://www.museocriminologico.it/documenti/classici.html>. Acesso em: 4 abr. 2011.
NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 3. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2004.
RIALL, L. Il risorgimento: storia e interpretazioni. Roma: Donzelli, 1997.
TOGNON, G. La riforma scolastica del ministro Gentile (1922-1924). In:
SPADAFORA, G. (Org.). Giovanni Gentile: la pedagogia, la scuola. Roma:
Armando, 1997. p. 319-340.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.