Vol. 3 No 7 (2002)

Publiée: 2002-07-17

Artigos

  • CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA.

    Armênio Rego, Dálcio Reis
    11-27
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867
  • EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONTOS E RECONTOS

    Wilson Alves de Paiva
    29-36
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4870
  • A ESCOLA CATÓLICA, UMA HISTÓRIA DE SERVIÇO AO POVO E À NAÇÃO BRASILEIRA

    Manoel Alves
    37-62
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4876
  • O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE GRAMSCI

    Maria Elisabeth Blanck Miguel
    63-73
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4882
  • DA “PEDAGOGIZAÇÃO” À EDUCAÇÃO: ACERCA DE ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT E HABERMAS PARA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

    Inês Lacerda de Araújo
    75-88
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4885
  • SOBRE POSITIVISMO E EDUCAÇÃO

    Jamil Ibrahim Iskandar, Maria Rute Leal
    89-94
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4897
  • UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Maria Inês Pinto Bogisch, Paulo Roberto Alcantara
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4903
  • CONSTRUINDO A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFPR

    Valdo José Cavallet, Zaki Akel Sobrinho
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4906
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR NO LIMIAR DO NOVO SÉCULO: TRAÇOS INTERNACIONAIS E MARCAS DOMÉSTICAS

    Valdemar Sguissardi
    121-144
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4912
  • LES ECHANGES ERASMUS EN SUISSE

    Soledad Perez, Claudio Bolzman
    145-164
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4915
  • DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO À EDUCAÇÃO NO NEOLIBERALISMO

    Carlos Magno Augusto Sampaio, Maria do Socorro dos Santos, Peri Mesquida
    165-178
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4921
  • DA DIMENSÃO DA SOBREVIVÊNCIA: UM ENSAIO SOBRE A ROBUSTEZ DA ESPÉCIE A PARTIR DA TEORIA DO SÍMBOLO DE NORBERT ELIAS

    Maria Luisa Bissoto, Francisco Cock Fontanella
    179-192
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4927
  • LA GESTION DE LA DIVERSITÉ CULTURELLE DANS LE SYSTÈME ÉDUCATIF FRIBOURGEOIS

    Abdeljalil Akkari
    193-210
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4930

Documentos

  • EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO BEM PÚBLICO: PROJETO ESTRATÉGICO PARA O ESTADO

    Maria Amélia Sabbag Zainko
    219-220
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4936
  • A IMPORTÂNCIA DE SER BRASILEIRO

    Boaventura de Sousa Santos
    223-225
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4933