UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Maria Inês Pinto Bogisch PUCPR
  • Paulo Roberto Alcantara PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4903

Resumo

Numa abordagem prática e contextualizada, o presente trabalho analisou quatro procedimentos pedagógicos: a) aula expositiva dialogada com apresentação de vídeo e discussão; b) aula expositiva dialogada com prática laboratorial e discussão; c) aula expositiva dialogada e d) projeto de pesquisa de campo, apresentado em seminário. Durante a implementação dos procedimentos, utilizou-se um ambiente de Aprendizagem Colaborativa via Internet, com o intuito de incrementar a motivação dos estudantes e obter uma aprendizagem satisfatória. O projeto de pesquisa de campo, apresentado em seminário, foi o procedimento pedagógico que mais aumentou a motivação e a aprendizagem. A prática laboratorial fez boa intermediação entre o cotidiano e a Química, enquanto a aula expositiva dialogada foi considerada um meio de obter conhecimentos novos e aprofundar conteúdos.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCANTARA, P.R. Instrução ancorada baseada em vídeo no desempenho de trabalho de estudantes com necessidades especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n.1, p. 147-164, 2000.

BIREAUD, A. Os métodos pedagógico no Ensino Superior. Porto: Porto, 1998.

DEMO, P. Pesquisa: princípio Científico e Educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1990.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo: 34, 1995.

MEIRIEU, P. Aprender…Sim, Mas Como? 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2002-07-17

Como Citar

Pinto Bogisch, M. I., & Alcantara, P. R. (2002). UMA COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 95–104. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4903

Edição

Seção

Artigos