CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867Resumo
Este artigo mostra de que forma os alunos diplomados valorizam os comportamentos de cidadania dos seus antigos docentes. Estes comportamentos são explicitados em quatro dimensões: O comportamento participativo que representa a promoção do diálogo e o fomento da participação dos estudantes no processo pedagógico; A orientação prática que reflete a preocupação pedagógica do docente em ilustrar a explanação das matérias com exemplos práticos e interessantes para a vida dos estudantes; a consciência pedagógica que diz respeito aos comportamentos reveladores de uma postura preocupada com o exercício rigoroso da função docente (por exemplo, preparar bem as aulas, ser exigente, dar as aulas com rigor e seriedade); a cortesia ou falta dela que representa um tratamento respeitador (ou não) dos estudantes.
Downloads
Referências
BAILEY, D.; BENNETT, J. The realistic model of higher education. Quality Progress, p. 77-79, November, 1996.
BYRNE, B. Structural Equation Modelling with Lisrel, Prelis, and Simplis. London: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.
ELLIGNTON, H.; ROSS, G. Evaluating teaching quality throughout a university. Quality Assurance in Education, v. 2, n. 2 p. 4, 1994.
FEIGENBAUM, A. Quality education and America’s competitiveness. Quality Progress, p. 83-84, September, 1994.
HANSEN, W.; JACKSON, M. Total quality improvement in the classroom. Quality in Higher Education, v. 2, n. 3, p. 211-217, 1996.
HELMS, S.; KEY, C. Are students more than costumers in the classroom? Quality Progress, p. 97-99, September, 1994.
HOFSTEDE, G. Organising for cultural diversity. European Management Journal, v. 7, n. 4, p. 390-397, 1989.
HOFSTEDE, G. Culturas e Organizações: compreender a nossa programação mental. [ s. l.]: Sílabo, 1997.
HORINE, J.; HAILEY, W.; RUBACH, L. Shaping America’s future. Quality Progress, p. 41-60, October, 1993.
HORSBURGH, M. Quality monitoring in higher education: the impact on student learning. Quality in Higher Education, v. 5, n. 1, p. 9-25, 1999.
JORESKOG, K.; SORBOM, D. Lisrel 8: Structural Equation Modeling with the Simplis Command Language. Scientific Software International, 1993
MARSH, H.; HAU, K.; CHUNG, C.; SIU, T. Confirmatory factor analyses of chinese students’ evaluations of university teaching. Structural Equation Modeling, v. 5, n. 2, p. 143-164, 1998.
MONTANO, C.; UTTER, G. Total quality management in higher education. Quality Progress, p. 52-59. August, 1999.
NUNNALLY, J. Psychometric Theory. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1978.
ORGAN, D. Organizational Citizenship Behavior: the Good Soldier Syndrome. Lexington, MA: Lexington, 1988.
ORGAN, D. Organizational citizenship behavio: its construct clean-up time. Human Performance, v. 10, p. 85-97, 1997.
PODSAKOFF, P.; ORGAN, D. Self-reports in Organizational research: problems and prospects. Journal of Management, v. 12, p. 531- 544, 1986.
RACE, P. Quality for some? What about the rest? Quality Assurance in Education, v. 2, n. 2, p. 10-14, 1994.
REGO, A. Cidadania docente universitária: sua relação com o desempenho dos estudantes. Revista Portuguesa de Educação, 2000a.
REGO, A. Comportamentos de cidadania docente universitária: operacionalização de um construto. Revista de Educação, 2000b.
_____ . O bom cidadão docente universitário: na senda da qualidade no ensino superior. Educação & Sociedade, 2000c.
_____ ; SOUSA, L. Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores. Linhas Críticas, Brasília, v. 6, n.10, p. 9-30, 2000.
ROWLEY, J. Measuring quality in higher education. Quality in Higher Education, v. 2, n. 3, p. 237-255, 1996.
SALLIS, E. Total Quality Management in Education. London: Kogan Page, 1993.
SCHARGEL, F. Teaching TQM in a inner city high school. Quality Progress, p. 87-90, September, 1994.
SIRVANCI, M. Are students the true customers of higher education? Quality Progress, p. 99-102, October, 1996.
STRINGER, M.; IRWING, P. Students’ evaluations of teaching effectiveness: a structural modelling approach. British Journal of Educational Psychology, v. 68, p. 409-426, 1998.
WILSON, S.; CAMERON, R. Student teacher perceptions of effective teaching: a developmental perspective. Journal of Education for Teaching, v. 22, n. 2, p. 181-195, 1996.
YORKE, M. This way QA? Quality Assurance in Education, v. 5, n. 2, p. 97-100, 1997.
ZABALZA, M. Coordenadas básicas para una docencia de calidad en la Universidad: qué caracteriza la calidad de los docentes y la docência universitaria. IN: I SIMPOSIUM IBEROAMERICANO SOBRE DIDÁCTICA UNIVERSITÁRIA, Santiago de Compostela,1999. Anais... Santiago de Compostela, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.