CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA.

Authors

  • Armênio Rego Universidade de Aveiro
  • Dálcio Reis Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867

Abstract

Este artigo mostra de que forma os alunos diplomados valorizam os comportamentos de cidadania dos seus antigos docentes. Estes comportamentos são explicitados em quatro dimensões: O comportamento participativo que representa a promoção do diálogo e o fomento da participação dos estudantes no processo pedagógico; A orientação prática  que reflete a preocupação pedagógica do docente em ilustrar a explanação das matérias com exemplos práticos e interessantes para a vida dos estudantes; a consciência pedagógica  que diz respeito aos comportamentos reveladores de uma postura preocupada com o exercício rigoroso da função docente (por exemplo, preparar bem as aulas, ser exigente, dar as aulas com rigor e seriedade); a cortesia  ou falta dela que representa um tratamento respeitador (ou não) dos estudantes.

 

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Published

2002-07-17

How to Cite

Rego, A., & Reis, D. (2002). CONCEPÇÕES DOS EX-ALUNOS ACERCA DA CIDADANIA DOCENTE UNIVERSITÁRIA – UMA PERSPECTIVA LUSO-BRASILEIRA. Revista Diálogo Educacional, 3(7), 11–27. https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4867

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Articles