Vol. 5 Núm. 14 (2005): Diferentes olhares sobre a história da Educação

Publicado: 2005-07-17

Dossiê

  • ESCOLA NORMAL RURAL NO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA INSTITUCIONAL

    Flávia Obino Corrêa Werle.
    35-50
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7070
  • AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO PERÍODO DE 1956 A 1979, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS:A ESCOLA NORMAL COLEGIAL ESTADUAL HENRIQUE PESTALOZZI

    Maria Lúcia Bassa Zem.
    51-64
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7076
  • MULHERES MISSIONÁRIAS METODISTAS E A EDUCAÇÃO NO BRASIL, DE 1880 A 1920: A EDUCAÇÃO DA ELITE REPUBLICANA

    Peri Peri Mesquida, Luciana Tavares.
    65-78
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7343
  • A REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL, DE FERNANDO DE AZEVEDO, NA ESCOLA NORMAL DE ARTES E OFÍCIOS WENCESLAU BRAZ

    Tereza Fachada Levy Cardoso
    79-92
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7349
  • A ESCOLA NOVA NO PARANÁ: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES

    Maria Elisabeth Blanck Miguel, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    93-100
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7355
  • EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES ALEMÃES EM CURITIBA

    Valquiria Elita Renk
    101-111
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7361
  • METAMORFOSES DO PENSAMENTO LIBERAL DE RUI BARBOSA: SUA POSIÇÃO SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO

    Maria Cristina Gomes Machado, José Carlo Souza Araújo
    113-124
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7367
  • FIRST EXPERIENCES WITH OBJECT LESSONS IN NINETEENTH-CENTURY BRAZIL: ORIGINS OF A PROGRESSIVE PEDAGOGY FOR THE BRAZILIAN PRIMARY SCHOOL

    Karl M. Lorenz, Aricle Vechia
    125-134
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7373
  • MEMÓRIA E FONTES ICONOGRÁFICAS: OS DESAFIOS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    Teresa Jussara Luporini
    147-175
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7379
  • EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E MÉTODO MÉTODOS, TÉCNICAS E TECNOLOGIA ENTRE O VELHO E O NOVO

    Maria Cecília Marins de Oliveira
    177-190
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7385
  • AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EM GETÚLIO VARGAS E A CULTURA ESCOLAR

    Alboni Marisa D. Pianovski Vieira.
    191-205
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7391
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO –APONTAMENTOS METODOLÓGICOS

    José Maria Paiva.
    207-214
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7397