ESCOLA NORMAL RURAL NO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA INSTITUCIONAL

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle. Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7070

Resumo

Este artigo situa o contexto histórico do Rio Grande do Sul no início da República, articulando a configuração do mundo urbano e o movimento econômico do período; discute iniciativas educacionais da Escola de Engenharia de Porto Alegre, com ênfase nas que tematizavam a formação para o meio rural; busca elementos explicativos para interpretar os motivos pelos quais as categorias escola rural e escola normal rural configuraram-se tardiamente no cenário educacional riograndense, finaliza configurando o funcionamento de um estabelecimento de ensino de formação de professores para o ensino rural.

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Publicado

2005-07-17

Como Citar

Obino Corrêa Werle., F. (2005). ESCOLA NORMAL RURAL NO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA INSTITUCIONAL. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 35–50. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7070