ESCOLA NORMAL RURAL NO RIO GRANDE DO SUL: HISTÓRIA INSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7070Resumen
Este artigo situa o contexto histórico do Rio Grande do Sul no início da República, articulando a configuração do mundo urbano e o movimento econômico do período; discute iniciativas educacionais da Escola de Engenharia de Porto Alegre, com ênfase nas que tematizavam a formação para o meio rural; busca elementos explicativos para interpretar os motivos pelos quais as categorias escola rural e escola normal rural configuraram-se tardiamente no cenário educacional riograndense, finaliza configurando o funcionamento de um estabelecimento de ensino de formação de professores para o ensino rural.Descargas
Citas
ALMEIDA, J. R. P. de. História da Instrução Pública no Brasil (1500-1889). São Paulo,SP: EDUC, Brasília, DF: MEC/INEP. 1989.
ARELARO, Lisete Regina Gomes. A Descentralização na lei 5692/71: coerência ou contradição? 205 f. 1980. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1980.
COSTA, Maria Jose Franco Ferreira de; SHENA, Denílson Roberta; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. In: CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, Brasília, DF. Anais... Brasília,DF: INEP, 1997, p. 622-625
COMPAGNONI, Ivo Carlos. História dos Irmãos Lassalistas no Brasil. Canoas: La Salle, 1980.
CATANI, Denice Bárbara; VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. A profissionalização e as práticas de organização dos professores: estudos a partir da imprensa periódica educacional. In: CATANI, Denice; CÂMARA BASTOS, Maria Helena (org) Educação em Revista: a imprensa periódica e a História da Educação. São Paulo, SP, p. 77-91, 1997.
FERREIRA FILHO, João Cândido. Ensino agrícola nas escolas primárias rurais. In: COSTA, Maria Jose’Franco Ferreira de, SHENA, Denílson Roberta, SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferencia Nacional de Educação, Curitiba, 1927. Brasília, DF: INEP, 1997, p.338-342.
GODOY, Letícia A Azambuja. O Instituto de Educação Doméstica e Rural da Escola de Engenharia de Porto Alegre: uma escola-lar (1920-1931). (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. Porto Alegre, 2000.
GUIRALDELLI JR., Paulo. A Evolução das idéias pedagógicas no Brasil Republicano. Didática, São Paulo, SP, n. 22-23, p. 1-15, 1986/1987.
LOPES, Antonio de Pádua Carvalho. Imagens do masculino e do feminino: coeducação e profissão docente no Piauí (1874-1910). In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (org). Pesquisa em história da educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte: HG, p. 95-110. 1999.
MENNUCCI, Sud. A crise brasileira de educação. 2. ed. São Paulo, SP: Piratininga, 1934.
MOACYR, P. A instrução e as províncias (subsídios para a história da
Educação no Brasil) 1834 – 1889. Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 1940, v.3. (TEXTO).
MORAES, Deodato de. Rumo ao campo. In: COSTA, Maria José Franco Ferreira de; SHENA, Denílson Roberta; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I CONFERENCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Curitiba, 1927. Anais... Brasília, DF: INEP, 1997. p. 194-196. (TEXTO).
RIO GRANDE DO SUL. Lei n. 2.588, de 25 de janeiro de 1955. Organiza e fixa as bases do Ensino Normal no Rio Grande do Sul. (Biblioteca da Assembléia Legislativa – RS).
VARELA, Julia. Genealogia de la Escuela: análisis socio-historico del proceso de institucionalización de la escuela primaria. Tempora, Tenerife, n. 8, p. 13 - 44, jul./dez. 1986.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. A Escola Rural: RGS, final do século XIX e início do XX. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 5.
Curitiba. Anais... Curitiba: Anped Sul, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.