AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EM GETÚLIO VARGAS E A CULTURA ESCOLAR

Autores

  • Alboni Marisa D. Pianovski Vieira. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7391

Resumo

O trabalho analisa o período do Estado Novo brasileiro (1930-1945) em suas relações com a educação, a partir das condições de produção do discurso em Getúlio Vargas. No setor educacional, a presença dominante de Getúlio Vargas ficou evidenciada ao conduzir o Estado como sujeito histórico universal e construtor da grande Nação brasileira, edificada com o concurso da “educação generalizada” e do “trabalho valorizado”. Dada a magnitude da obra de Vargas, optou-se por trabalhar com trechos de discursos sobre a educação, menções oficiais e outros documentos, situando-os no contexto em que foram proferidos. Esse material foi submetido à análise das condições de produção do discurso em sua perspectiva histórica, a partir da colaboração dos grandes teóricos no assunto, em especial, Foucault e Pêcheux. Os discursos do período 1930-1945 colocam o tema da educação nacional no cerne de uma utopia aberta de natureza produtivista e nacionalista, assentada em uma identidade nacional, ora a ser descoberta, ora a ser construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. Lisboa: Presença, 1974.

BAKTIN, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Lahud M e Vieira Y. F. São Paulo,SP: Hucitec, 1979.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

CAPANEMA, G. Inauguração do SISESP – Serviço Informativo da Secretaria de Educação e Saúde Pública. Revista de Educação, São Paulo, v. 29, p. 30-39, 1943.

CAPELATO, M. H. Os intérpretes das Luzes: liberalismo e imprensa paulista, 1920-1945. São Paulo, SP: USP, 1986.

______. Propaganda política e controle dos meios

de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 1999.

CARONE, E. A terceira república. São Paulo, SP: Difel, 1976.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997.

______. Arqueologia do saber. Tradução de L. F. Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1971.

GARCIA, N. J. Estado Novo: ideologia e propaganda política. São Paulo, SP: Loyola, 1982.

GRANDE, H. A pedagogia no Estado Novo. Rio de Janeiro, RJ: Gráfica Guarany, 1941.

INEP. A educação nas mensagens presidenciais (1890-1986). Brasília, DF: INEP, v. 2, 1987.

INTERLANDI, J. M. F. Os primeiros de maio de Vargas. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) 1978. Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 1978.

LENHARO, A. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1989.

MONARCHA, C. Notas sobre educação nacional na Era Getuliana. História da Educação, Pelotas, v. 6, p. 57-68, out. 1999.

NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo, SP: EPU, 1974.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2000.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Orlandi et al. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

RICOEUR, P. Interpretação e ideologias. Tradução de H. Japiassu. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1977.

SCHWARZMAN, S.; BONEMY, H. M. B.; COSTA, V. M. R. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1984.

VARGAS, G. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro,RJ: José Olympio, v. 1, 1938.

_____ . Mensagem. Revista de Educação, São Paulo, SP, v. 29, p. 30-39, 1943.

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

D. Pianovski Vieira., A. M. (2005). AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EM GETÚLIO VARGAS E A CULTURA ESCOLAR. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 191–205. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7391