AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EM GETÚLIO VARGAS E A CULTURA ESCOLAR

Autores/as

  • Alboni Marisa D. Pianovski Vieira. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7391

Resumen

O trabalho analisa o período do Estado Novo brasileiro (1930-1945) em suas relações com a educação, a partir das condições de produção do discurso em Getúlio Vargas. No setor educacional, a presença dominante de Getúlio Vargas ficou evidenciada ao conduzir o Estado como sujeito histórico universal e construtor da grande Nação brasileira, edificada com o concurso da “educação generalizada” e do “trabalho valorizado”. Dada a magnitude da obra de Vargas, optou-se por trabalhar com trechos de discursos sobre a educação, menções oficiais e outros documentos, situando-os no contexto em que foram proferidos. Esse material foi submetido à análise das condições de produção do discurso em sua perspectiva histórica, a partir da colaboração dos grandes teóricos no assunto, em especial, Foucault e Pêcheux. Os discursos do período 1930-1945 colocam o tema da educação nacional no cerne de uma utopia aberta de natureza produtivista e nacionalista, assentada em uma identidade nacional, ora a ser descoberta, ora a ser construída.

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Publicado

2005-07-17

Cómo citar

D. Pianovski Vieira., A. M. (2005). AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO DISCURSO EM GETÚLIO VARGAS E A CULTURA ESCOLAR. Revista Diálogo Educacional, 5(14), 191–205. https://doi.org/10.7213/rde.v5i14.7391