O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12

Resumo

Este artigo abrange uma pesquisa acerca do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. Objetivamos compreender a trama e os dramas constituintes do Pibid Matemática face às práticas formativas e escolares desenvolvidas internamente e junto a escola parceira em tempos de crise pandêmica. Dialogamos no cerne dos seguintes problemas investigativos: Como o Pibid Matemática resistiu aos desafios impostos nos tempos de pandemia? Que trama e dramas lhes foram constitutivos nessa nova configuração de organização/atuação? O processo analítico-reflexivo se deu pelas lentes do pensamento complexo como subsídio teórico-metodológico e pela filosofia de vida/viver em tempos de crise. Os resultados revelaram que o Pibid Matemática acompanhou as mudanças impostas pela pandemia nos modos de pensar e exercer docência sob novos caminhos e outros olhares, mas também foi vítima dos dramas alojados no interior da escola. As conclusões configuraram o Pibid Matemática e a escola tramados em suas conquistas, desafios, impasses, tensões e possibilidades criadoras.

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Biografia do Autor

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/CAMPUS DE BAURU

Doutorando em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru.
Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT). Paraíba, Brasil.

Claudilene Gomes da Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC) da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN). Professora Associada II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Rio Tinto,
Paraíba, Brasil.

Agnes Liliane Lima Soares de Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Professora Adjunta IV, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

Alves, C. A., Costa, C. G. da, & Santana, A. L. L. S. de. (2023). O olhar complexo sobre a trama e os dramas do Pibid Matemática em tempos de crise pandêmica . Revista Diálogo Educacional, 23(78), 1150–1167. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12