La mirada compleja sobre la trama y los dramas del Pibid Matemáticas en tiempos de crisis pandémicas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS12Resumen
Este artículo engloba una encuesta acerca del Programa Institucional de Bolsas de Iniciación a la Docencia, Subprojeto Matemáticas, de la Universidad Federal de Paraíba/campus IV. Objetivamos comprender la trama y los dramas constituyentes del Pibid Matemáticas face a las prácticas formativas y escolares desarrolladas internamente y junto a la escuela compañera en los tiempos de crisis pandémica. Dialogamos en el núcleo de los siguientes problemas investigativos: ¿Cómo el Pibid Matemáticas resistió a los desafíos impuestos en los tiempos de pandemia? ¿Qué trama y drama les fueron constitutivos en esa nueva configuración de organización/actuación? El proceso analítico-reflexivo se dio por las lentes del pensamiento complejo como subsidio teórico-metodológico y filosofía de vida/vivir en tiempos de crisis. Los resultados revelaron que el Pibid Matemáticas acompañó los cambios impuestos por la pandemia en los modos de pensar y ejercer docencia bajo nuevos caminos y otras miradas, pero también fue víctima de los dramas alojados en el interior de la escuela. Las conclusiones configuraron el Pibid Matemáticas y la escuela tramados en sus conquistas, desafíos, impases, tensiones y posibilidades creadoras.
Descargas
Citas
ARNT, R. M. Docência transdisciplinar: em busca de novos princípios para ressignificar a prática educacional. 2007. 266f. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2007.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, Brasília, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 20 dez. 2022.
BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S.; SILVA, L. D. C. P. da. Lesson Study na formação Inicial de professores: uma experiência no projeto PIBID/matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 15, n. 2, p. 132-141, 2022. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n2p132-141. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9916. Acesso em: 11 jan. 2023.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução Camila Bogéa. 1. ed. São Paulo: Ática, 2008.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.
COSME, A. Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 757-776, 2017. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO03. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8441. Acesso em: 11 mar. 2023.
COSTA, R. D.; FEITOSA, F. Jogo Ping Pong aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, v. 6, n. 2, p. 171-188, 2021. DOI: 10.22481/riduesb.v6i2.9846. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9846. Acesso em: 28 jan. 2023.
CRUZ, K. S. da.; CURY, F. G. Algumas contribuições do PIBID para a formação de professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 37, p. 1-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v15i37.14653. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/14653/10728. Acesso em: 15 jan. 2023.
CUNHA, L. F. F. da.; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, 2020. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924/553. Acesso em: 11 dez. 2022.
D’AMBROSIO, U. A transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2011. DOI: 10.5216/teri.v1i1.14393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/14393. Acesso em: 10 fev. 2023.
D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GONÇALVES, B. M. V.; LIMA, F. J. de. Aprendizagem docente e desenvolvimento de estratégias metodológicas no contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Boletim de Educação Matemática, Rio claro, v. 34, n. 68, p. 1056-1076, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n68a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/PgJX3sfYdvTYdsHgZmtYVjh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 jan. 2023.
GUÉRIOS, E. Formação de professores que ensinam matemática em uma perspectiva de complexidade: discussão agregando fragmentos experienciais. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e24347, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24347. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24347/16307. Acesso em: 10 fev. 2023.
LIMA, F. J. de.; GONÇALVES, B. M. V. Abordagens e reflexões sobre o Pibid matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 10, n. 3, p. 84-98, 2020. DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2373. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/ripem/article/view/2373/1865. Acesso: 16 jan. 223.
LUIZ, L. dos S.; SÁ, R. A. de. Formação continuada de professores de matemática para o uso pedagógico de tablets e smartphones: o desenvolvimento de uma ação pedagógica inovadora. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, Ed. Especial: Pesq. Form. Prof. Ens. Mat, p. 01-23, 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e82497. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/82497/48508. Acesso em: 03 mar. 2023.
MARINS, A. S.; TEIXEIRA, B. R.; SAVIOLI, A. M. P. das D. Práticas de ensino exploratório de matemática e a mobilização/desenvolvimento do conhecimento matemático para o ensino por participantes do PIBID. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, n. 69, p. 314–342, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/MxLx6sx4zqtjrGSdyr9nmmL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2023.
MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. A.; JUNIOR, C. A. da S.; PAGOTTO, M. D. S.; NICOLETTI, M. da G. (Orgs.). Por uma política nacional de formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2013. p. 23-54.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Em Aberto, Brasília, v. 16. n. 70, p. 57-69, 1996. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.16i70.2081. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2388/2127. Acesso em: 13 mar. 2023.
MORAES, M. C. Paradigma educacional ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2021.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento Tradução Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
MORIN, E. É hora de mudarmos de via as lições do coronavírus. Tradução Ivone Castilho Benedetti. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
MORIN, E. Entender o mundo que nos espera. In: MORIN, E.; VIVERET, P. Como viver em tempos de crise. Tradução Clóvis Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 7-27.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo.. Tradução Eliane Lisboa. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução Juremir Machado da Silva. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
MORIN, E.; VIVERET, P. Como viver em tempos de crise. Tradução Clóvis Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
PETRAGLIA, I. C.; ALVES, M. D. F.; GUÉRIOS, E. Apresentação – dossiê “complexidade e transdisciplinaridade no século XXI”. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 7-12, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28pvii-xii. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10918. Acesso em: 10 mar. 2023.
SÁ, R. A. de. Contribuições teórico-metodológicas do pensamento complexo para a construção de uma pedagogia complexa. In: SÁ, R. A. de.; BHRENS, M. A. (Orgs.). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2019. p. 17-63.
SANTOS, T. W.; SÁ, R. A. de. O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p. e72722, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.72722. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/72722/43849. Acesso em: 03 mar. 2023.
SILVA, J. V. da S; SILVA, D. B. F. da.; NETO, J. F. da S. Ensino de matemática na pandemia: reflexões sobre os desafios de pibidianos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 9, n. 27, p. 1-12, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.7472. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7472/6712. Acesso em: 13 jan. 2023.
SILVA, N. M. R. da.; SOUZA, D. da S. O Pibid e a formação inicial de professores de matemática: um panorama de pesquisas realizadas no período de 2011-2021. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 5, n. 2, p. 1018-1042, 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13187. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13187/114116927. Acesso em: 16 jan. 2023.
SOUZA, E. dos S.; PINTO, L. de O.; NETO, J. F. da S. As aulas online de matemática na pandemia. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 27, n. 77, p. 190-198, 2022. DOI: 10.37001/emr.v27i77.3181. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/3181/2261. Acesso em: 12 jan. 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes,. 2012.
VALENTE, G. S. C.; MORAES, Érica B. de.; SANCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F. de.; PACHECO, M. C. M. D. O ensino a distância frente às demandas do contexto pandêmico: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 9, p. e843998153, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.8153. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153. Acesso em: 13 dez. 2022.
VESTENA, C. L. B.; GUÉRIOS, E. Práticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 22, n. 72, 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS04. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28749/25472. Acesso em: 10 fev. 2023.
VIVERET, P. O que faremos com a nossa vida. In: MORIN, E.; VIVERET, P. Como viver em tempos de crise. Tradução Clóvis Marques. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 29-76.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.