Representações sociais sobre ser professora de Educação Infantil

a constituição da identidade docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO04

Resumo

O presente artigo busca apresentar, como aspecto da formação inicial de Licenciandas em Pedagogia, suas representações a respeito da constituição da identidade docente referente ao ser professora de Educação Infantil. A discussão emergiu na disciplina de Estágio Curricular para a Docência na Educação Infantil, como parte das reflexões teórico-práticas desenvolvidas na relação entre universidade e escolas públicas de Educação Infantil. O aporte teórico utilizado é o das Representações Sociais de Moscovici (1981, 2012), Deschamps e Moliner (2009), Novaes, Ornellas e Ens (2017) e de autores do campo da Educação Infantil, como: Campos (2008, 2010, 2018), Arroyo (2000), Drumond (2019), Ostteto e Maia (2019), Kuhlmann Jr. (2015), entre outros. Para tanto, como recurso metodológico de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados com acadêmicas, a partir da exibição de entrevista com Maria Malta Campos, da Faculdade de Educação PUC/SP, sobre a identidade do professor na Educação Infantil. Os resultados indicaram a afirmação de algumas representações sociais construídas historicamente a respeito de ser professora de crianças, que se perpetuam nos discursos das pessoas. No entanto, as reflexões a partir das respostas ao questionário indicam uma compreensão a respeito das mudanças necessárias, no que se refere a esta profissão, e a importância da apropriação de uma concepção coerente e responsável do que é ser professora de crianças pequenas, com vistas à valorização da identidade docente.

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Biografia do Autor

Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, mestra e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UEPG. É líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil (GEPEEDI/CNPq) que compõe a Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). É Editora-chefe da Revista Olhar de Professor - UEPG. Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG.

Bruna Emilyn da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha de pesquisa: ensino e aprendizagem. Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Atuou como professora no Programa Mais+ Educação na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa. Integrante do grupo de Estudos "Formação de Professores". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Trabalho docente, Educação Infantil, Sociologia da Infância.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Peroza, M. A. de R., & Silva, B. E. da . (2023). Representações sociais sobre ser professora de Educação Infantil: a constituição da identidade docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AO04