Narrativas de Crianças Pré-Escolares em Contexto de Guerra

Auteurs

  • Suzi Montiel Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS11

Résumé

Este artigo objetiva refletir criticamente sobre o desenvolvimento de crianças-pré-escolares em contextos de guerra. Tendo em vista que a metodologia da pesquisa está ancorada na abordagem da Pesquisa Narrativa, desenvolvida por Clandini e Connely (2011), foi realizada entrevistas com 3 jovens timorenses que quando crianças vivenciaram a guerra. A partir das narrativas de suas experiências atreladas aos referenciais teóricos escolhidos somos levados a refletir como essas crianças num período de guerra podem ser afetadas em seu desenvolvimento educacional. Dentre outros aspectos este artigo pretende fomentar futuras discussões, estimulando pesquisadores a estarem contribuindo neste campo do conhecimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Suzi Montiel, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo.

Références

Alvarez, L. (2006): Loransae/loronmonu. 1. http://timor2006.blogspot.com/2006/05/lorosaeloromonu.html

Boavida, R. (2007). Timorenses violadas na 2ª Guerra contam suas histórias. https://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2007/05/26/ult611u74524.jhtm

Carvalho. N. F. (2012). Ocupação nipónica de Timor-Leste. 1-2 https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Estudos/Documents/Papel-Moeda-Ocupacao-Niponica-Timor.pdf

Chaves, I. M. B, & Mori, M. (2018). Escolas da infância. O que contam os professores sobre elas. In: Infancias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Passegi, M. C., Demartini, Z. B. F., & Novais, A. O. (Org.) Curitiba: CRV. p. 151-165.

Clandinin, D. J, & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2a ed. Uberlândia: EDUFU.

Conti, L. D. (2018). Narrativas infantis sobre (des)encontros com o outro no cotidiano escolar. In: Infâncias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Passegi, M. C., Demartini, Z. B. F, & Novais, A. O. (Org.) Curitiba: CRV. p. 139-149.

Durand, F. (2010). Timor-Leste: país no cruzamento da Ásia e do Pacífico – um atlas histórico-geográfico. Porto: Lidel.

Lima, M. P, & Nunes, N. (2008). Movimentos Sociais por Timor. Travessias, Edição de número 6/7. P. 165-189. Centro de Estudos Sociais. Universidade de Coimbra.

Magalhães. A. B. (2004). Descolonização do Ensino em Timor. No prelo.

Maia, J. M. D, & Williams, L. C. A. (2005). Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas de Psicologia, vol. 13, núm. 2, p. 91-1003. Ribeirão Preto-SP: Sociedade Brasileira de Psicologia.

Nascimento, G. S. O, & Bispo, M. R. (2008). A influência dos fatores ambientais no desenvolvimento Infantil. 1-15. http://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/498.pdf.

Oliveira, A. C. B; Santos, C. A. B, & Florêncio R. R (2019). Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da Fasete, Bahia, v. 1, n. 36, p. 36-50.

Pinto, P. S. (2017). A invasão japonesa em Timor. http://ensina.rtp.pt/artigo/a-invasao-japonesa-de-timor/.

Ramos-Horta, J. (1994). Timor Leste: amanhã em Dili. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Lda.

Secco, L. (2013). A revolução dos cravos: a dinâmica militar. Projeto História, São Paulo, n. 47, pp. 365-376.

Serrano, C, & Waldman, M. (1997). Brava gente de Timor: a saga do povo maubere. Prefacio de Noam Chomsky. São Paulo: Xama.

Souza, E. C. (2008). Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: Souza, E. C., & Passegi, M. C. (Org.). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus.

Téléchargements

Publiée

2024-06-06

Comment citer

Montiel, S. (2024). Narrativas de Crianças Pré-Escolares em Contexto de Guerra. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS11