Narrativas de Crianças Pré-Escolares em Contexto de Guerra
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS11Résumé
Este artigo objetiva refletir criticamente sobre o desenvolvimento de crianças-pré-escolares em contextos de guerra. Tendo em vista que a metodologia da pesquisa está ancorada na abordagem da Pesquisa Narrativa, desenvolvida por Clandini e Connely (2011), foi realizada entrevistas com 3 jovens timorenses que quando crianças vivenciaram a guerra. A partir das narrativas de suas experiências atreladas aos referenciais teóricos escolhidos somos levados a refletir como essas crianças num período de guerra podem ser afetadas em seu desenvolvimento educacional. Dentre outros aspectos este artigo pretende fomentar futuras discussões, estimulando pesquisadores a estarem contribuindo neste campo do conhecimento.
Téléchargements
Références
Alvarez, L. (2006): Loransae/loronmonu. 1. http://timor2006.blogspot.com/2006/05/lorosaeloromonu.html
Boavida, R. (2007). Timorenses violadas na 2ª Guerra contam suas histórias. https://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2007/05/26/ult611u74524.jhtm
Carvalho. N. F. (2012). Ocupação nipónica de Timor-Leste. 1-2 https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Estudos/Documents/Papel-Moeda-Ocupacao-Niponica-Timor.pdf
Chaves, I. M. B, & Mori, M. (2018). Escolas da infância. O que contam os professores sobre elas. In: Infancias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Passegi, M. C., Demartini, Z. B. F., & Novais, A. O. (Org.) Curitiba: CRV. p. 151-165.
Clandinin, D. J, & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2a ed. Uberlândia: EDUFU.
Conti, L. D. (2018). Narrativas infantis sobre (des)encontros com o outro no cotidiano escolar. In: Infâncias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Passegi, M. C., Demartini, Z. B. F, & Novais, A. O. (Org.) Curitiba: CRV. p. 139-149.
Durand, F. (2010). Timor-Leste: país no cruzamento da Ásia e do Pacífico – um atlas histórico-geográfico. Porto: Lidel.
Lima, M. P, & Nunes, N. (2008). Movimentos Sociais por Timor. Travessias, Edição de número 6/7. P. 165-189. Centro de Estudos Sociais. Universidade de Coimbra.
Magalhães. A. B. (2004). Descolonização do Ensino em Timor. No prelo.
Maia, J. M. D, & Williams, L. C. A. (2005). Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas de Psicologia, vol. 13, núm. 2, p. 91-1003. Ribeirão Preto-SP: Sociedade Brasileira de Psicologia.
Nascimento, G. S. O, & Bispo, M. R. (2008). A influência dos fatores ambientais no desenvolvimento Infantil. 1-15. http://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/498.pdf.
Oliveira, A. C. B; Santos, C. A. B, & Florêncio R. R (2019). Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da Fasete, Bahia, v. 1, n. 36, p. 36-50.
Pinto, P. S. (2017). A invasão japonesa em Timor. http://ensina.rtp.pt/artigo/a-invasao-japonesa-de-timor/.
Ramos-Horta, J. (1994). Timor Leste: amanhã em Dili. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Lda.
Secco, L. (2013). A revolução dos cravos: a dinâmica militar. Projeto História, São Paulo, n. 47, pp. 365-376.
Serrano, C, & Waldman, M. (1997). Brava gente de Timor: a saga do povo maubere. Prefacio de Noam Chomsky. São Paulo: Xama.
Souza, E. C. (2008). Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: Souza, E. C., & Passegi, M. C. (Org.). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.