Narrativas de Crianças Pré-Escolares em Contexto de Guerra
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS11Abstract
This article aims to reflect critically on the development of preschool children in war contexts. Bearing in mind that the research methodology is anchored in the Narrative Research approach, developed by Clandini and Connely (2011), was conducted interviews with three young east-timor that when children experienced the war. Based on the narratives of their experiences linked to the chosen theoretical references, we are led to reflect on how these children in a period of war can be affected in their educational development. Among other aspects, this article intends to encourage future discussions, encouraging researchers to be contributing in this field of knowledge.
Downloads
References
Alvarez, L. (2006): Loransae/loronmonu. 1. http://timor2006.blogspot.com/2006/05/lorosaeloromonu.html
Boavida, R. (2007). Timorenses violadas na 2ª Guerra contam suas histórias. https://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2007/05/26/ult611u74524.jhtm
Carvalho. N. F. (2012). Ocupação nipónica de Timor-Leste. 1-2 https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Estudos/Documents/Papel-Moeda-Ocupacao-Niponica-Timor.pdf
Chaves, I. M. B, & Mori, M. (2018). Escolas da infância. O que contam os professores sobre elas. In: Infancias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Passegi, M. C., Demartini, Z. B. F., & Novais, A. O. (Org.) Curitiba: CRV. p. 151-165.
Clandinin, D. J, & Connelly, F. M. (2015). Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2a ed. Uberlândia: EDUFU.
Conti, L. D. (2018). Narrativas infantis sobre (des)encontros com o outro no cotidiano escolar. In: Infâncias, juventudes, universos (auto)biográficos e narrativas. Passegi, M. C., Demartini, Z. B. F, & Novais, A. O. (Org.) Curitiba: CRV. p. 139-149.
Durand, F. (2010). Timor-Leste: país no cruzamento da Ásia e do Pacífico – um atlas histórico-geográfico. Porto: Lidel.
Lima, M. P, & Nunes, N. (2008). Movimentos Sociais por Timor. Travessias, Edição de número 6/7. P. 165-189. Centro de Estudos Sociais. Universidade de Coimbra.
Magalhães. A. B. (2004). Descolonização do Ensino em Timor. No prelo.
Maia, J. M. D, & Williams, L. C. A. (2005). Fatores de risco e de proteção ao desenvolvimento infantil: uma revisão da área. Temas de Psicologia, vol. 13, núm. 2, p. 91-1003. Ribeirão Preto-SP: Sociedade Brasileira de Psicologia.
Nascimento, G. S. O, & Bispo, M. R. (2008). A influência dos fatores ambientais no desenvolvimento Infantil. 1-15. http://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/498.pdf.
Oliveira, A. C. B; Santos, C. A. B, & Florêncio R. R (2019). Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da Fasete, Bahia, v. 1, n. 36, p. 36-50.
Pinto, P. S. (2017). A invasão japonesa em Timor. http://ensina.rtp.pt/artigo/a-invasao-japonesa-de-timor/.
Ramos-Horta, J. (1994). Timor Leste: amanhã em Dili. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Lda.
Secco, L. (2013). A revolução dos cravos: a dinâmica militar. Projeto História, São Paulo, n. 47, pp. 365-376.
Serrano, C, & Waldman, M. (1997). Brava gente de Timor: a saga do povo maubere. Prefacio de Noam Chomsky. São Paulo: Xama.
Souza, E. C. (2008). Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: Souza, E. C., & Passegi, M. C. (Org.). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes. São Paulo: Paulus.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.