Playful Interactions in Early Childhood Education Yards and Rural Spaces: Confluences and Propositions in Research

Confluences and Propositions in Research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10

Palavras-chave:

Yards, Play, Nature, Early childhood education, Rural culture

Resumo

This article aims to highlight the significance of yards located in rural areas, emphasizing their role as essential spaces in the daily lives of rural populations. These spaces are found not only around homes but also around schools and other rural institutions. Based on two master's theses conducted in the Cariri region of Paraíba, the study explores yards as places of life, where rural Brazilian ways of living, particularly childhood experiences, come to the forefront. The reflections and discussions presented here are grounded in various academic studies that examine, among other topics, the cultural and social importance of these spaces. It is emphasized that yards are spaces actively inhabited and desired by children in rural properties, settlements, and communities, serving as a reference to the rural world. Finally, it is noted that this contrasts with the predominance of built spaces in urban centers. Although yards are linked to homes and present around early childhood education schools in rural areas, they are not always recognized as valuable pedagogical and community spaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Tradução

Biografia do Autor

Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui Licenciatura Plena em Psicologia (1995) e formação em Psicologia Clínica (1996), pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestrado em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Doutorado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2012). Professora da Unidade Acadêmica de Educação, desde 2002, e do programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade.

Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Colégio Motiva - Jardim Ambiental

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd/UFCG (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Suas temáticas de estudos principais vinculam-se à Educação Infantil do/no Campo, Crianças, Infâncias, Práticas Pedagógicas, Literatura Infantil, Formação de professores, dentre outros concernentes a área mencionada. É professora efetiva da Unidade Acadêmica de Educação Básica (UAEB/CAp/UFCG). É formadora estadual do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada Educação Infantil, desde outubro/2024.Foi supervisora Pedagógica na Educação Infantil no Colégio Motiva de Campina Grande - PB (2022-2023). É membra ativa do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI). É membra ativa do Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. XI. Integra a Frente Nordeste Criança (Círculo Violência e Direitos Humanos - Subcomitê 8 - Políticas Públicas) e participou da elaboração/relatoria/revisão do Caderno de direitos "Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es - gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os", de 2020. É parecerista AD HOC da Revista Olhar de Professor/UEPG (ISSN: 1984-0187).

Rayffi Gumercindo Pereira de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pedagogo (2017) e Mestre em Educação (2020) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor na Unidade Acadêmica de Educação Básica e Colégio de Aplicação da UFCG (UAEB/CAp), exercendo a docência junto a crianças pequenas na etapa da Educação Infantil, também atuando como coordenador do setor de Pesquisa e Extensão (Biênio 2023 - 2025) e supervisionando o Programa Institucional Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) na referida Unidade. Seus temas de estudos e pesquisas relacionam-se à Educação Infantil em contextos plurais, destacando-se as temáticas sobre formação de/para/com docentes, Educação do/no Campo, Currículo, Gênero, Crianças e Infâncias. É vinculado aos grupos de estudos e pesquisas: GRÃO/UFCG/CNPq, GEDI/UFPB/CNPq e HOME/Interinstitucional. Também compõe o Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI), vinculado ao Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

Downloads

Publicado

2025-06-27

Como Citar

Leal, F. de L. A., Lacerda, W. M. F., & Souza, R. G. P. de. (2025). Playful Interactions in Early Childhood Education Yards and Rural Spaces: Confluences and Propositions in Research: Confluences and Propositions in Research. Revista Diálogo Educacional, 25(85), 589–602. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10