v. 18 n. 56 (2018): Educação online e Educação Aberta: cruzamentos e controvérsias

Dossiê organizado pelos professores Edméa Santos, Lúcia Amante (Universidade Aberta de Portugal) e Bento Silva (Universidade do Minho) e artigos de demanda contínua.
Publicado: 2018-03-29

Dossiê

  • Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal

    Adriana Rocha Bruno, Judilma Aline Silva, Maria Manuela Franco Esteves
    12-35
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS01
  • A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura

    Edméa Oliveira dos Santos, Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Rosemary dos Santos
    36-60
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS02
  • Ateliê Didático: diário online e pesquisa-formação com docentes universitários

    Cristina d'Ávila, Ana Verena Madeira, Denise Guerra
    61-83
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS03
  • Massive/Small Open Online Courses (MOOC/ SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta

    Elena Maria Mallmann
    84-107
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS04
  • Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?

    Filomena Pestana, Teresa Cardoso
    108-127
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05
  • El desarrollo de las ecologías de aprendizaje a través de las herramientas en línea

    Francisco José Santos Caamaño, Mercedes González Sanmamed, Pablo César Muñoz Carril
    128-148
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS06
  • Percepciones de profesores y estudiantes de la formación virtual y de las herramientas en ellas utilizadas

    Julio Cabero-Almenara, María Luisa Arancibia Muñoz, Ismael Valdivia Zamorano, Sebastián Mauricio Araneda Riveros
    149-163
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS07
  • Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede

    André Luiz Alves, Cristiane de Magalhães Porto, Kaio Eduardo de Jesus Oliveira
    164-185
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS08

Artigos

  • Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses

    Marilda Aparecida Behrens, Kelen dos Santos Junges
    186-208
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO01
  • A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração

    Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Monique Isabelle de Sousa Nascimento, Elane Maria de Castro Coutinho, Carlos Eduardo de Oliveira Roncolato
    209-230
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO02
  • Paulo Freire dialogando com a matemática

    Kalina Lígia Almeida de Brito Andrade
    231-252
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO03
  • Atribuições, concepções e trabalho do diretor escolar após 2007

    Maria Abádia da Silva
    253-278
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO04
  • Infância e experiência: fragmentos autonarrativos no estudo das culturas infantis

    Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio
    279-298
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO05

Apresentação

  • Editorial

    Bento Silva, Edméa Santos, Lúcia Amante, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.ED01