Vol. 18 Núm. 56 (2018): Educação online e Educação Aberta: cruzamentos e controvérsias

Dossiê organizado pelos professores Edméa Santos, Lúcia Amante (Universidade Aberta de Portugal) e Bento Silva (Universidade do Minho) e artigos de demanda contínua.
Publicado: 2018-03-29

Dossiê

  • Educação Aberta, Cibercultura e DocênciaS no Ensino Superior: percursos e experiências no Brasil e em Portugal

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS01
    Adriana Rocha Bruno, Judilma Aline Silva, Maria Manuela Franco Esteves
    12-35
  • A educação on-line como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS02
    Edméa Oliveira dos Santos, Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Rosemary dos Santos
    36-60
  • Ateliê Didático: diário online e pesquisa-formação com docentes universitários

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS03
    Cristina d'Ávila, Ana Verena Madeira, Denise Guerra
    61-83
  • Massive/Small Open Online Courses (MOOC/ SOOC) e Recursos Educacionais Abertos (REA): inovação disruptiva na educação online e aberta

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS04
    Elena Maria Mallmann
    84-107
  • Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05
    Filomena Pestana, Teresa Cardoso
    108-127
  • El desarrollo de las ecologías de aprendizaje a través de las herramientas en línea

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS06
    Francisco José Santos Caamaño, Mercedes González Sanmamed, Pablo César Muñoz Carril
    128-148
  • Percepciones de profesores y estudiantes de la formación virtual y de las herramientas en ellas utilizadas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS07
    Julio Cabero-Almenara, María Luisa Arancibia Muñoz, Ismael Valdivia Zamorano, Sebastián Mauricio Araneda Riveros
    149-163
  • Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS08
    André Luiz Alves, Cristiane de Magalhães Porto, Kaio Eduardo de Jesus Oliveira
    164-185

Artigos

  • Formação pedagógica na docência universitária: o que pensam professores pesquisadores portugueses

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO01
    Marilda Aparecida Behrens, Kelen dos Santos Junges
    186-208
  • A formação e a prática didático-pedagógica do docente bacharel no curso de Administração

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO02
    Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro, Monique Isabelle de Sousa Nascimento, Elane Maria de Castro Coutinho, Carlos Eduardo de Oliveira Roncolato
    209-230
  • Paulo Freire dialogando com a matemática

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO03
    Kalina Lígia Almeida de Brito Andrade
    231-252
  • Atribuições, concepções e trabalho do diretor escolar após 2007

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO04
    Maria Abádia da Silva
    253-278
  • Infância e experiência: fragmentos autonarrativos no estudo das culturas infantis

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.AO05
    Kelly Werle, Cláudia Ribeiro Bellochio
    279-298

Apresentação

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.ED01
    Bento Silva, Edméa Santos, Lúcia Amante, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    1-11