Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede

Autores

  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes - Aracaju/SE
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes - Aracaju/SE
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes - Aracaju/SE

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS08

Resumo

Este artigo analisa a contribuição e os usos do aplicativo WhatsApp no processo de aprendizagem colaborativa. Para isso, a experiência descrita neste trabalho foi articulada por meio da associação de um desenho didático, conectado a práticas pedagógicas e educativas, que favorecem a aprendizagem ubíqua por meio de experiências de app-learning, que se materializa espaço-temporalmente no uso do WhatsApp. Deste modo, parte-se da perspectiva epistemológica da Teoria Ator-Rede na análise de controvérsias articulada à rede educativa formada. Com isso, defende-se aqui o argumento de que a associação dos sujeitos aos objetos em suas mediações, traduções e agenciamentos favorecem o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais articulada entre os envolvidos – seja entidade humana ou não-humana e integrada às práticas culturais da Cibercultura. Como método, utiliza-se o estudo de caso qualitativo e de cunho descritivo. Os resultados obtidos possibilitam concluir que o engajamento dos sujeitos quanto ao uso do WhatsApp, articulado ao desenho didático e à proposta pedagógica, configura uma experiência de app-learning, principalmente pelo estabelecimento dos processos de mediação do ensino e da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes - Aracaju/SE

Doutorando em Educação - Universidade Tiradentes

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - Aracaju/SE

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Professora da Universidade Tiradentes

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes - Aracaju/SE

Doutorando em Educação - Universidade Tiradentes - Aracaju/SE

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Alves, A. L., Porto, C. de M., & de Jesus Oliveira, K. E. (2018). Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 164–185. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS08