As interfaces entre a subjetividade e a docência no curso de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO01

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os sentidos do ser docente no curso de Psicologia, na construção de um espaço relacional de ensino-aprendizagem, que ultrapasse o saber técnico. Volta-se para a elucidação de elementos da constituição do docente do ensino superior, incluindo os vínculos construídos, buscando apreender os sentidos engendrados pelos sujeitos. O referencial teórico fundamenta-se na compreensão da subjetividade desenvolvida por González Rey e nos aspectos interpsíquicos e intrapsíquicos propostos pela Psicanálise contemporânea.  A metodologia é de natureza qualitativa. A pesquisa foi realizada com seis docentes do curso de Psicologia de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de cidades do Triângulo Mineiro e Noroeste do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com caráter exploratório. A análise de dados foi feita segundo os princípios e os procedimentos dos “Núcleos de Significação”, propostos por Aguiar e Ozella (2006, 2013). A partir das falas dos participantes, foram identificados os pré-indicadores, que foram agrupados em indicadores, o que permitiu a construção de quatro núcleos de significação, dos quais um deles é tratado neste artigo: “A constituição da subjetividade nas vinculações afetivas no exercício da docência no curso de Psicologia”, construído a partir de três indicadores. Concluindo, compreende-se que se foi constituindo uma subjetividade individual dos docentes participantes, inseparável de uma subjetividade social, predominando nas relações aspectos dos vínculos amorosos, que produziram reconhecimento e identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elcy Fernandes, Universidade de Uberaba

É graduada em psicologia pela UNITRI, MBA em Coaching, mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Tem experiência em atendimento psicológico na área clínica, individual e em grupos, em Instituições Públicas e Privadas e é membro efetivo do Centro de Estudo e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia - CEEPU

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Possui Licenciatura em Matemática - Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino (1973), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora titular da Universidade de Uberaba, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado), integrando a Linha de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem". Atua como editora da Revista Profissão Docente (desde 2018), ligada ao PPGE/Uniube. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, desde 2008. Membro das redes de pesquisa: REED/Rede (Internacional) de Estudos sobre Educação e Rede de Pesquisa Internacional sobre Desenvolvimento Profissional de Professores - RIDEP.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Fernandes, M. E., & Resende, M. R. (2024). As interfaces entre a subjetividade e a docência no curso de Psicologia . Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO01