Infância, natureza e animais não humanos

uma aposta na filosofia com crianças na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS07

Resumo

O texto objetiva discutir sobre uma experiência filosófica com crianças da Educação Infantil em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo do estudo é problematizar as nossas relações com o mundo, especialmente junto aos animais não-humanos. Potencializando a tríade infância, filosofia e escola, o artigo examina as múltiplas possibilidades de encontro com as nossas relações com o mundo e o modo como enxergamos a natureza e os animais não-humanos. A experiência com as crianças fez criar-se outras formas de relação com a natureza e com o não-humano, para além daquelas recorrentemente antropocêntricas fundadas na modernidade. Colocar em suspenso os modos hegemônicos de se relacionar com a natureza foi uma das propostas desse movimento filosófico com crianças. O exercício da filosofia com crianças pode nos levar a abrir passagem a experiência do pensamento, não aquela que insiste nas respostas às perguntas, mas naquela que nos mobiliza a invenção de problemas e de perguntas. O exercício filosófico junto a essa turma de crianças nos potencializa a criar perguntas e disparar o pensamento para elaboração de nós mesmos, na articulação com o mundo, com a natureza e com os animais não-humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Silveira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). Especialização em Psicopedagogia Institucional pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2015). Atualmente é professora - Educação Infantil - Prefeitura Municipal de Rio Grande, Mestre em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF - FURG

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); professora associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e professora permanente do  Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF; bolsista produtividade 2 do CNPq; E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Silveira de Oliveira, P., & Corrêa Henning, P. . (2023). Infância, natureza e animais não humanos: uma aposta na filosofia com crianças na escola. Revista Diálogo Educacional, 23(76). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS07