Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional

possibilidades e limitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO01

Resumo

Nosso estudo tem o objetivo geral de caracterizar a condição profissional dos(as) pedagogos(as) nos espaços organizacionais. Esse estudo é fundamentado em Libâneo (2001; 2012), Sánchez (2014), Fazenda (2011), entre outros. É uma pesquisa qualitativa, com um grupo de 14 participantes, entre os anos 2019 e 2020.  Para coleta dos dados utilizamos questionários estruturados, seguindo o método e a codificação aberta da Teoria Fundamentada. O resultado demonstra que existem possibilidades para atuação dos(as) profissionais da Pedagogia no ambiente corporativo,  porém as limitações exigem a apropriação de conhecimentos específicos das áreas de recursos humanos, gestão de pessoas e educação corporativa, visto que, atualmente, os cursos de Pedagogia não promovem esse repertório formativo. Portanto, com base neste panorama profissional, propomos problematizar essa temática no curso de Pedagogia para atender às novas agendas de trabalho dos(as) pedagogos(as) no mercado de trabalho, em torno das exigências da sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Pedagogo. Profissionais da educação. Mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Lima Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Especialista em Marketing pela instituição CINTEP/UNICORP. Bacharel em Administração, pelo Centro Universitário UNIESP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Concluinte da especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica - IFPB.  Tem experiência na área de educação, com foco em Pedagogia Organizacional, Educação Corporativa, Aprendizagem Organizacional e Estágio Supervisionado.

José Leonardo Rolim de Lima Severo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Estudos e
Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade. Professor adjunto da UFPB, onde atua
no Programa de Pós-Graduação em Educação".

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Silva, L. L., & Severo, J. L. R. de L. (2023). Desenho da condição profissional dos(as) pedagogos(as) no contexto organizacional: possibilidades e limitações. Revista Diálogo Educacional, 23(78). https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AO01