A conquista da autonomia universitária plena

desafios para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade nas IEES do Paraná (1990-2021)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO11

Résumé

O objetivo deste artigo consiste em investigar se a conquista da autonomia universitária plena (AUP) pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná é a política capaz de consolidar a educação superior pública, gratuita e de qualidade. A presente pesquisa caracteriza-se como explicativa. No que tange à abordagem do problema, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os Dirigentes (Reitores, Pró-Reitores Acadêmicos e Pró-Reitores Administrativos) de quatro universidades estaduais do Paraná: UEM, UEL, UENP e UNESPAR. Os dados coletados foram classificados por meio de categorias de análise de conteúdo. Constatou-se que no Estado do Paraná, desde o ano de 1990, várias ações foram realizadas pelas IEES na tentativa de se conquistar a AUP, porém todas não obtiveram sucesso. Observa-se, por meio das entrevistas, que os gestores são favoráveis à conquista da AUP, sendo, para eles, a condição necessária para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade.

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Biographie de l'auteur

Mario Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

 Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa (bolsa-sanduíche/CAPES) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França). Pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Inglaterra). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC), certificado pelo CNPq. Pesquisador do CNPq. 

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Publiée

2024-09-12

Comment citer

Rodrigues, M. S., & Azevedo, M. L. N. de. (2024). A conquista da autonomia universitária plena: desafios para a consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade nas IEES do Paraná (1990-2021). Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.AO11