“Em suaves preceitos”

conselhos para a formação católica feminina nos finais do século XIX

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03

Résumé

O trabalho se propõe a analisar os conselhos registrados no livro “A mulher como deveria sê-lo”, na visão do padre Victor Marchal, missionário francês, cuja obra é traduzida em Portugal, no ano de 1892, pelo padre Mesquita Pimentel. O objetivo central é evidenciar a formação feminina católica proposta e considerada ideal, no século XIX, além de discutir a religião como devoção e como modeladora de comportamentos/condutas; analisar os preceitos morais para construção da imagem da “esposa perfeita”; e apresentar o exemplo de Maria como o padrão de virtude a ser seguido e aspirado pelas mulheres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, histórico-documental, que tem como fonte uma obra escrita há mais de cem anos, buscando verificar aspectos de sua materialidade, desde a aquisição, apresentação e a linha editorial a que pertencia. Conclui-se que o padre Marchal expressa sua preocupação com a emergência da formação da mulher/mãe ideal, tratando-as como rainhas no "reino do lar" e o seu livro como veículo de expressão e de transmissão de valores, de normas e práticas referendadas pela Igreja católica para assegurar a permanência de valores religiosos em sua formação.

 

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Bibliographies de l'auteur

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ) de agosto de 2013 a março de 2018; Subchefe do mesmo Departamento (DEPAG/UERJ) desde abril de 2018. Realizou Missão de Investigação na Universidade de Sevilha/Espanha, em novembro de 2019, no âmbito do Programa CAPES PrInt de Internacionalização. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2013. Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação desde 2016. Vice-Presidente eleita do Conselho Estadual de Educação no período 2017/1-2019/1. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Cientista do Nosso Estado desde 2018. Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2014. Assessora científica ad hoc das agências Faperj, CAPES e CNPq. Avaliadora institucional e de cursos junto ao INEP/SINAES. Membro da Comissão Permanente de Avaliação - CPA/UERJ - desde 2016. Membro ad hoc de Comissões de Autorização de funcionamento de Programas de Pós-Graduação vinculados ao Sistema de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de 2012 a 2013; Vice-diretora da mesma Seção (ANPAE/RJ) de 2015 a 2018. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2016. Parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de História da Educação. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq); Vice Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX" (UFRN/CNPq); Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq). Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), de 1998 a 2015, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Possui 31 orientações de Dissertações de Mestrado e de quatro Teses de Doutorado concluídas; e sete orientações de Teses de Doutorado e três de Dissertações de Mestrado em andamento.

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Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular pelo Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC onde atuou de 1998 a 2021. Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1974 a 1998. Desde 2021, atua como Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 1-D .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE / Sócia fundadora;(2000), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) . Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS), Revista Conjectura/ UCS/RS, Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA). Consultora ad hoc da FAPESC/SC. FAPERJ/UERJ-RJ, FAPERGS/RS, CAPES, CNPq. FAPESPA/PA, Fundação ARAUCÁRIA/PR. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura Escrita e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Arquivos Pessoais, Patrimônio Cultural. Foi Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013 Participante da RIDPHE (RED IBEROAMERICANA PARA LA INVESTIGACIÓN Y LA DIFUSIÓN DEL PATRIMONIO HISTÓRICO-EDUCATIVO (RIDPHE) sob coordenação da Profª Dra, Maria Cristina Menezes/UNICAMP. Vice=Líder do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, patrimônio e Educação (GARPE). Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1973 a 1998/ CED/UFSC.

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Publiée

2024-12-09

Comment citer

Vasconcelos, M. C. C., & Cunha, M. T. S. (2024). “Em suaves preceitos”: conselhos para a formação católica feminina nos finais do século XIX. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03