“In gentle precepts":

advice for female Catholic education in the 19th century

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03

Abstract

The aim of this work is to analyze the advice recorded in the book “The woman as it should be”, in the view of Father Victor Marchal, a French missionary, whose work was translated in Portugal, in 1892, by Father Mesquita Pimentel. The central objective is to highlight the Catholic female formation considered ideal in the 19th century, in addition to discussing religion as devotion and as a model of behavior/conduct; analyze the moral precepts for building the image of the “perfect wife”; and present the example of Mary as the standard of virtue to be followed and aspired by women. This is a qualitative, historical-documental research, which has as its source a work written over a hundred years ago, seeking to verify aspects of its materiality, from acquisition, presentation, and the editorial line to which it belonged. It is concluded that Father Marchal expresses his concern with the emergence of the formation of the ideal woman/mother, treating them as queens in the "kingdom of the home", and as book a vehicle for the expression and transmission of values, norms and practices referenced by the Catholic Church and thus to ensure permanence of religious values in their formation.

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Author Biographies

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ) de agosto de 2013 a março de 2018; Subchefe do mesmo Departamento (DEPAG/UERJ) desde abril de 2018. Realizou Missão de Investigação na Universidade de Sevilha/Espanha, em novembro de 2019, no âmbito do Programa CAPES PrInt de Internacionalização. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2013. Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação desde 2016. Vice-Presidente eleita do Conselho Estadual de Educação no período 2017/1-2019/1. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Cientista do Nosso Estado desde 2018. Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2014. Assessora científica ad hoc das agências Faperj, CAPES e CNPq. Avaliadora institucional e de cursos junto ao INEP/SINAES. Membro da Comissão Permanente de Avaliação - CPA/UERJ - desde 2016. Membro ad hoc de Comissões de Autorização de funcionamento de Programas de Pós-Graduação vinculados ao Sistema de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de 2012 a 2013; Vice-diretora da mesma Seção (ANPAE/RJ) de 2015 a 2018. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2016. Parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de História da Educação. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq); Vice Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX" (UFRN/CNPq); Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq). Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), de 1998 a 2015, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Possui 31 orientações de Dissertações de Mestrado e de quatro Teses de Doutorado concluídas; e sete orientações de Teses de Doutorado e três de Dissertações de Mestrado em andamento.

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Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular pelo Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC onde atuou de 1998 a 2021. Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1974 a 1998. Desde 2021, atua como Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 1-D .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE / Sócia fundadora;(2000), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) . Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS), Revista Conjectura/ UCS/RS, Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA). Consultora ad hoc da FAPESC/SC. FAPERJ/UERJ-RJ, FAPERGS/RS, CAPES, CNPq. FAPESPA/PA, Fundação ARAUCÁRIA/PR. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura Escrita e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Arquivos Pessoais, Patrimônio Cultural. Foi Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013 Participante da RIDPHE (RED IBEROAMERICANA PARA LA INVESTIGACIÓN Y LA DIFUSIÓN DEL PATRIMONIO HISTÓRICO-EDUCATIVO (RIDPHE) sob coordenação da Profª Dra, Maria Cristina Menezes/UNICAMP. Vice=Líder do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, patrimônio e Educação (GARPE). Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1973 a 1998/ CED/UFSC.

Published

2024-12-09

How to Cite

Vasconcelos, M. C. C., & Cunha, M. T. S. (2024). “In gentle precepts": : advice for female Catholic education in the 19th century . Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03