“En suaves preceptos”:

consejos para la formación católica femenina en el siglo XIX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03

Resumen

El objetivo de este trabajo es analizar los consejos recogidos en el libro “La mujer como debe ser”, según la visión del padre Víctor Marchal, misionero francés, cuya obra fue traducida en Portugal, en 1892, por el padre Mesquita Pimentel. El objetivo central es resaltar la formación católica femenina considerada ideal en el siglo XIX, además de discutir la religión como devoción y como modelo de conducta; analizar los preceptos morales para construir la imagen de la “esposa perfecta”; y presentar el ejemplo de María como norma de virtud a seguir y aspirar por las mujeres. Se trata de una investigación cualitativa, histórico-documental, que tiene como fuente una obra escrita hace más de cien años, buscando verificar aspectos de su materialidad, desde la adquisición, presentación y la línea editorial a la que pertenecía. Se concluye que el Padre Marchal expresa su preocupación por el surgimiento de la formación de la ideal mujer/madre, tratándolas como reinas en el “reino del hogar” y su libro como vehículo para la expresión y transmisión de valores, normas y prácticas referenciadas por la Iglesia Católica para asegurar la permanencia de los valores religiosos en su formación.

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Biografía del autor/a

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Minho (2011). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2004). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995). Graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped). Chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ) de agosto de 2013 a março de 2018; Subchefe do mesmo Departamento (DEPAG/UERJ) desde abril de 2018. Realizou Missão de Investigação na Universidade de Sevilha/Espanha, em novembro de 2019, no âmbito do Programa CAPES PrInt de Internacionalização. Membro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro desde 2013. Presidente da Câmara Conjunta de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação desde 2016. Vice-Presidente eleita do Conselho Estadual de Educação no período 2017/1-2019/1. Bolsista de Produtividade do CNPq desde 2011. Bolsista do Programa Prociência/Uerj desde 2015. Cientista do Nosso Estado desde 2018. Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2014. Assessora científica ad hoc das agências Faperj, CAPES e CNPq. Avaliadora institucional e de cursos junto ao INEP/SINAES. Membro da Comissão Permanente de Avaliação - CPA/UERJ - desde 2016. Membro ad hoc de Comissões de Autorização de funcionamento de Programas de Pós-Graduação vinculados ao Sistema de Ensino do Estado do Rio de janeiro. Diretora da Seção Rio de Janeiro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) de 2012 a 2013; Vice-diretora da mesma Seção (ANPAE/RJ) de 2015 a 2018. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2016. Parecerista ad hoc de diversos periódicos da área de História da Educação. Membro do Conselho Editorial da Revista Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Autora de livros, capítulos e artigos científicos; e organizadora de coletâneas resultantes de trabalhos de pesquisa. Pesquisadora na área de História da Educação e Políticas Educacionais, com ênfase na educação doméstica no Brasil oitocentista e criação/consolidação dos sistemas educacionais, além da educação na casa (homeschooling) e suas implicações na atualidade. Líder do Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq); Vice Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX" (UFRN/CNPq); Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq). Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), de 1998 a 2015, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Possui 31 orientações de Dissertações de Mestrado e de quatro Teses de Doutorado concluídas; e sete orientações de Teses de Doutorado e três de Dissertações de Mestrado em andamento.

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Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Graduada e Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular pelo Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC onde atuou de 1998 a 2021. Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1974 a 1998. Desde 2021, atua como Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UDESC. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 1-D .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE / Sócia fundadora;(2000), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto)Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) . Membro do corpo editorial das seguintes publicações: Cadernos de História da Educação (UFU/MG) Rev. Estudos Feministas/REF (UFSC), História da Educação (UFPel/ASPHE/RS), Revista Conjectura/ UCS/RS, Revista Educação e Contemporaneidade (UNEB/BA). Consultora ad hoc da FAPESC/SC. FAPERJ/UERJ-RJ, FAPERGS/RS, CAPES, CNPq. FAPESPA/PA, Fundação ARAUCÁRIA/PR. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura Escrita e História do Tempo Presente, atuando nas seguintes áreas: História da Leitura e da Cultura Escrita, História da Educação, Arquivos Pessoais, Patrimônio Cultural. Foi Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 - 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013 Participante da RIDPHE (RED IBEROAMERICANA PARA LA INVESTIGACIÓN Y LA DIFUSIÓN DEL PATRIMONIO HISTÓRICO-EDUCATIVO (RIDPHE) sob coordenação da Profª Dra, Maria Cristina Menezes/UNICAMP. Vice=Líder do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, patrimônio e Educação (GARPE). Professora aposentada da UFSC onde atuou de 1973 a 1998/ CED/UFSC.

Publicado

2024-12-09

Cómo citar

Vasconcelos, M. C. C., & Cunha, M. T. S. (2024). “En suaves preceptos”: : consejos para la formación católica femenina en el siglo XIX. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03