A pesquisa atrelada à prática

o caso da Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS09

Résumé

As pesquisas acadêmicas possibilitam reflexões e soluções inovadoras, sendo de grande importância que essas dialoguem com a vida social, seja para observar as demandas existentes, seja para aplicar seus produtos. Uma das ligações se dá entre o ambiente acadêmico e o ambiente profissional na conexão entre habilidades profissionais e a pesquisa científica. Este estudo analisa a produção de um periódico de caráter científico e formativo, focando na integração entre teoria e prática no contexto educacional de uma rede municipal de ensino. Para tanto, utiliza-se a Análise Temática de Minayo (2008), o estudo se baseia nas teorias de Kuhn (2011) e Latour (2000) sobre o avanço científico e na importância do elo entre pesquisa e prática profissional, conforme preconizado pela UNESCO (2010). O artigo destaca a relevância da conexão entre pesquisa e prática e a aplicação desta concepção, exemplificada pela Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, investiga-se seu sistema de avaliação e ações voltadas à esse propósito.

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Biographie de l'auteur

Erika Ferreira Floriano, PUCPR

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela PUCPR (2017), Especialista em Psicopedagogia (2019) e Ensino da Matemática (2020) pela Universidade Positivo, possui graduação em Ciências Sociais pela PUCPR (2015) e Magistério pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus (2011). Professora há 13 anos com experiência em Educação Infantil,Ensino Fundamental I, Ensino Médio e Formação de Professores.

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Publiée

2024-09-12

Comment citer

Ferreira Floriano, E., & Bacila, M. S. (2024). A pesquisa atrelada à prática: o caso da Revista Veredas da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Revista Diálogo Educacional, 24(82). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.082.DS09