A escolarização venezuelana em Igarassu/Pernambuco

migração venezuelana, exclusão e resistência

Auteurs

  • Camila Lucena Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS06

Résumé

Considerando as migrações venezuelanas recentes no Brasil, este trabalho tem como objetivo analisar como é desenvolvida a escolarização de migrantes/refugiados venezuelanos no munícipio de Igarassu, no estado de Pernambuco. Assim, busco pensar sobre os processos de subjetivação do sujeito aluno venezuelano, em contexto de acolhida escolar. Para isso, parto de algumas observações iniciais que fiz em sala de aula, registradas em um diário de campo, a fim de observar o discurso do(a) aluno(a) migrante/refugiado(a) venezuelano(a), com textos e desenhos dos(as) alunos(as) elaborados em uma oficina proposta para crianças e adolescentes. Como aporte teórico, parto da Análise do Discurso de linha materialista com alguns trabalhos que vêm desenvolvendo avanços teóricos e metodológicos para o trabalho com a imagem como objeto analítico. A imagem mostra-se um desafio à primeira vista talvez pela falta da linguagem verbal ou pela necessidade de um gesto de interpretação mais visual, recuperando significados nos detalhes, nos silêncios da imagem, nos implícitos, pois é possível recuperar tudo isso também com o texto não-verbal. Logo, visei procurar funcionamentos discursivos nas imagens e analisá-los a partir de paráfrases visuais, isto é, desenvolver seus sentidos a partir de outros discursos que se materializam na horizontalidade discursiva, partindo do intra para o interdiscurso. Como resultado, as sequências discursivas do discurso dos(as) migrantes/refugiados(as), alunos(as) venezuelanos(as), mostram dificuldades enfrentadas pelos(as) alunos(as), como a falta de preparo da equipe pedagógica e a pressão para falar apenas português. No entanto, os(as) alunos(as) também mostram práticas discursivas de resistência, usando sua língua e cultura para se afirmarem como sujeitos.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Camila Lucena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Letras.

Références

CELADA, M T. Em transferência – efeito de uma reflexão no campo das línguas estrangeiras, com foco no espanhol. Em: RODRIGUES, Eduardo A., SANTOS, G.L. dos; BRANCO, L.K.A.C. (orgs.). Análise do discurso no Brasil. Pensando o impensado sempre. Campinas: RG, 2011. p. 441-465.

CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilingüismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

LAGAZZI, S. A imagem como uma tecnologia política: o social sempre em questão. In: FARIA, J. P. de; SANTANA, J. C.; NOGUEIRA, L. (org.). Linguagem, arte e o político. Campinas: Pontes, 2020. p. 91-102.

LAGAZZI, S. O Recorte e o Entremeio: condições para a Materialidade Significante. In: RODRIGUES, E. A.; SANTOS, G. L.; BRANCO, L. C. (orgs.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas, RG Editores, 2011. p. 401-410.

MARIANI, Bethânia. Ideologia e inconsciente na constituição do sujeito. Gragoatá, Niterói, n. linguagem, língua e discurso, 1996.

ORLANDI, E. P. Língua e Conhecimento Linguístico: para uma história das idéias no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Editora Pontes, 2013.

ORLANDI, Eni. Terra à vista - discurso do confronto: velho e novo mundo. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, [1990] 2008.

ORLANDI, Eni. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PAYER, M. O. Memória da língua. Imigração e nacionalidade. Tese de doutorado. IEL, Unicamp, 1999.

PAYER, M. O. O trabalho com a língua como lugar de memória. Synergies Brésil, n° 7, p. 37-46, 2009.

PAYER, M. O.; CELADA. M. T. Sobre sujeitos, língua(s), ensino. Notas para uma agenda. In: PAYER, M. O.; CELADA, M. T. (orgs). Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino. Campinas: Pontes Editores, 2016.

PAYER, Maria Onice. A condição humana de imigrantes à deriva. corpos, línguas e diluição do sujeito. In: GRIGOLETTO, Evandra; NARDI, Fabiele Stockmans de. (orgs.). A Análise de Discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas: Pontes, 2016. p. 343-358.

PAYER, Maria Onice. Processos, modos e mecanismos da identificação entre o sujeito e a(s) língua(s). Gragoatá, Niterói, n. 34, 2013.

PÊCHEUX, M.; LÉON, J. Análise Sintática e Paráfrase Discursiva. In: ORLANDI, E. (Org.). Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas, SP: Pontes, [1982] 2011. p. 163-173.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET & HAK (Orgs.). Por uma análise automática do discurso. 3. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.

PETRI, V. A produção de sentidos “sobre” o gaúcho: um desafio social no discurso da história e da literatura. Conexão Letras. v. 4, n. 4, 2009.

SOUZA, Tânia Clemente. Discurso e imagem: perspectivas de análise do não verbal. In: 2º Colóquio de Analista del Discurso, Universidad del Plata, Instituto de Línguística da Universidad de Buenos Aires, La Plata e Buenos Aires, 1997 (publicado em Ciberlegenda 1, Revista Eletrônica do Mestrado e comunicação, Imagem e Informação, Niterói, 1998).

Téléchargements

Publiée

2024-06-06

Comment citer

Lucena, C. (2024). A escolarização venezuelana em Igarassu/Pernambuco: migração venezuelana, exclusão e resistência. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS06