Desafios para a educação num campo de refugiados

uma imersão exploratória

Auteurs

  • Marco Braga Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS09

Résumé

A partir de uma pesquisa exploratória no campo de refugiados de Dzaleka (Malawi), procurou-se analisar os desafios enfrentados pela educação de refugiados implementada tanto por organizações humanitárias como por ações organizadas pelos próprios refugiados. O primeiro desafio enfrentado é na pré-escola e ensino fundamental. Apesar do esforço que vem sendo realizado existe no Dzaleka um vácuo de atendimento à educação básica, com muitas crianças ainda não assistidas. O sistema possui um distanciamento entre a educação que vem sendo implementada pelas organizações humanitárias e aquelas organizados pelos próprios refugiados. Para além da educação básica, ainda existe o desafio da educação superior que vem sendo realizada por meio de plataformas digitais internacionais com cursos livres de formação profissional e poucos cursos de graduação. O terceiro e último desafio é a inserção dos refugiados na economia da região, ainda vetada pelo governo local. Grande parte dos problemas enfrentados no Dzaleka são idênticos aos diferentes campos suportados pelo ACNUR no mundo. A educação em contextos humanitários nos campos de refugiados do mundo necessita de soluções inovadores para que haja futuro para milhões de crianças e jovens.

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Biographie de l'auteur

Marco Braga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Engenharia.

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Publiée

2024-06-06

Comment citer

Braga, M. (2024). Desafios para a educação num campo de refugiados: uma imersão exploratória. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS09