Desafios para a educação num campo de refugiados

uma imersão exploratória

Autores/as

  • Marco Braga Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS09

Resumen

A partir de uma pesquisa exploratória no campo de refugiados de Dzaleka (Malawi), procurou-se analisar os desafios enfrentados pela educação de refugiados implementada tanto por organizações humanitárias como por ações organizadas pelos próprios refugiados. O primeiro desafio enfrentado é na pré-escola e ensino fundamental. Apesar do esforço que vem sendo realizado existe no Dzaleka um vácuo de atendimento à educação básica, com muitas crianças ainda não assistidas. O sistema possui um distanciamento entre a educação que vem sendo implementada pelas organizações humanitárias e aquelas organizados pelos próprios refugiados. Para além da educação básica, ainda existe o desafio da educação superior que vem sendo realizada por meio de plataformas digitais internacionais com cursos livres de formação profissional e poucos cursos de graduação. O terceiro e último desafio é a inserção dos refugiados na economia da região, ainda vetada pelo governo local. Grande parte dos problemas enfrentados no Dzaleka são idênticos aos diferentes campos suportados pelo ACNUR no mundo. A educação em contextos humanitários nos campos de refugiados do mundo necessita de soluções inovadores para que haja futuro para milhões de crianças e jovens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Braga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Engenharia.

Citas

Agamben, G. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life. Stanford, CA: Stanford University Press, 1998.

Braga, M. Apredendo a Inovar em Projetos STEAM. Editora E-papers, Rio de Janeiro, 2021.

Braga, J. L. R. Os campos de refugiados: um exemplo de "espaços de exceção" na política contemporânea in 3° Encontro Nacional ABRI, 2011, Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200036&lng=en&nrm=abn. Acesso em 21 jan. 2024.

Cararo, A, Souza, D P. Valentes: Histórias de pessoas refugiadas no Brasil. Seguinte, Ed Schwarcz, São Paulo, 2017.

Carlson, S. Contesting and Reinforcing Patriarchy: An Analysis of Domestic Violence in the Dzaleka Refugee Camp, Refugee Studies Centre, Oxford University, 2015.

Dryden-Peterson, S. Right Where we Belong: How Refugees Teachers and Students are Changing The Future of Education, Harvard University Press. Cambridge, MA, 2022.

Fresia. M., Von Känel, A. Beyond Space of Exception? Reflections on the Camp through the Prism of Refugee Schools. Journal of Refugee Studies, Oxford University Press, Volume 29, Issue 2, June 2016, Pages 250–272, Disponível em https://doi:10.1093/jrs/fev016

Geertz, C. A Interpretação das Culturas, Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 1989.

Hos, R. Education in Emergencies: Case of a Community School for Syrian Refugees, European Journal Of Educational Research, vol5, Issue 2, 53-60. 2016. Disponível em: https://www.eu-jer.com/education-in-emergencies-case-of-a-community-school-for-syrian-refugees

Magambi, I. Refugees for Life: My journey across Africa to Find a Place Called Home, International Association for Refugees, I-Teams, Powys – UK, 2015.

Mendenhall, Mary, Sarah Dryden-Peterson, Lesley Bartlett, Caroline Ndirangu, Rosemary Imonje, Daniel Gakunga, Loise Gichuhi, Grace Nyagah, Ursulla Okoth, and Mary Tangelder. . “Quality Education for Refugees in Kenya: Pedagogy in Urban Nairobi and Kakuma Refugee Camp Settings.” Journal on Education in Emergencies 1(1): 92-130, 2015.

Palatinsky, E. J. Refugiados Invisíveis. Editora Dormir Pra que, Rio de Janeiro, 2022.

Patience Iraguha, D. How Refugees can be Integrated into Development in Malawi through an Entrepreneurship Approach. Regis University Student Publications (comprehensive collection). 1098, 2023.

Disponível em: https://epublications.regis.edu/theses/1098

Rega, I., Honen-Delmar M. The Transformative Impact of JWL Professional Programmes, Research Report, Jesuit Worldwide Learning. 2023 Dispon[ivel em: https://www.jwl.org/Articles/Research/Research%20Publications/professional-impact-2023/JWL_ProfessionalCourses_impact_report_10_FINAL%20%28005%29.pdf

Turner S. What Is a Refugee Camp? Explorations of the Limits and Effects of the Camp, Journal of Refugee Studies, Volume 29, Issue 2, Pages 139–148, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1093/jrs/fev024

UNHCR. Refugee Education 2030: A Strategy for Refugee Inclusion, United Nation High Comissioner for Refugees, 2019. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/15by30-roadmap-expanding-higher-education-skills-and-self-reliance-refugees

UNHCR. All Inclusive: The campaign for Refugee Education: A Moral Imperative. A United Endeavour. A Global Priority, 2022. Disponível em: https://www.unhcr.org/fr-fr/en/media/unhcr-education-report-2022-all-inclusive-campaign-refugee-education

UNHCR. 15by30 Roadmap: Expanding Higher Education, skills, and Self-Reliance for Refugees, UNHCR. 2023. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/15by30-roadmap-expanding-higher-education-skills-and-self-reliance-refugees

Xavier Devictor, Quy-Toan Do, How Many Years Have Refugees Been in Exile? Population and Development Review, Vol. 43, No. 2, pp. 355-369, 2017. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26622897

Publicado

2024-06-06

Cómo citar

Braga, M. (2024). Desafios para a educação num campo de refugiados: uma imersão exploratória. Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS09