Desafios para a educação num campo de refugiados
uma imersão exploratória
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS09Resumen
A partir de uma pesquisa exploratória no campo de refugiados de Dzaleka (Malawi), procurou-se analisar os desafios enfrentados pela educação de refugiados implementada tanto por organizações humanitárias como por ações organizadas pelos próprios refugiados. O primeiro desafio enfrentado é na pré-escola e ensino fundamental. Apesar do esforço que vem sendo realizado existe no Dzaleka um vácuo de atendimento à educação básica, com muitas crianças ainda não assistidas. O sistema possui um distanciamento entre a educação que vem sendo implementada pelas organizações humanitárias e aquelas organizados pelos próprios refugiados. Para além da educação básica, ainda existe o desafio da educação superior que vem sendo realizada por meio de plataformas digitais internacionais com cursos livres de formação profissional e poucos cursos de graduação. O terceiro e último desafio é a inserção dos refugiados na economia da região, ainda vetada pelo governo local. Grande parte dos problemas enfrentados no Dzaleka são idênticos aos diferentes campos suportados pelo ACNUR no mundo. A educação em contextos humanitários nos campos de refugiados do mundo necessita de soluções inovadores para que haja futuro para milhões de crianças e jovens.
Descargas
Citas
Agamben, G. Homo Sacer: Sovereign Power and Bare Life. Stanford, CA: Stanford University Press, 1998.
Braga, M. Apredendo a Inovar em Projetos STEAM. Editora E-papers, Rio de Janeiro, 2021.
Braga, J. L. R. Os campos de refugiados: um exemplo de "espaços de exceção" na política contemporânea in 3° Encontro Nacional ABRI, 2011, Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000122011000200036&lng=en&nrm=abn. Acesso em 21 jan. 2024.
Cararo, A, Souza, D P. Valentes: Histórias de pessoas refugiadas no Brasil. Seguinte, Ed Schwarcz, São Paulo, 2017.
Carlson, S. Contesting and Reinforcing Patriarchy: An Analysis of Domestic Violence in the Dzaleka Refugee Camp, Refugee Studies Centre, Oxford University, 2015.
Dryden-Peterson, S. Right Where we Belong: How Refugees Teachers and Students are Changing The Future of Education, Harvard University Press. Cambridge, MA, 2022.
Fresia. M., Von Känel, A. Beyond Space of Exception? Reflections on the Camp through the Prism of Refugee Schools. Journal of Refugee Studies, Oxford University Press, Volume 29, Issue 2, June 2016, Pages 250–272, Disponível em https://doi:10.1093/jrs/fev016
Geertz, C. A Interpretação das Culturas, Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 1989.
Hos, R. Education in Emergencies: Case of a Community School for Syrian Refugees, European Journal Of Educational Research, vol5, Issue 2, 53-60. 2016. Disponível em: https://www.eu-jer.com/education-in-emergencies-case-of-a-community-school-for-syrian-refugees
Magambi, I. Refugees for Life: My journey across Africa to Find a Place Called Home, International Association for Refugees, I-Teams, Powys – UK, 2015.
Mendenhall, Mary, Sarah Dryden-Peterson, Lesley Bartlett, Caroline Ndirangu, Rosemary Imonje, Daniel Gakunga, Loise Gichuhi, Grace Nyagah, Ursulla Okoth, and Mary Tangelder. . “Quality Education for Refugees in Kenya: Pedagogy in Urban Nairobi and Kakuma Refugee Camp Settings.” Journal on Education in Emergencies 1(1): 92-130, 2015.
Palatinsky, E. J. Refugiados Invisíveis. Editora Dormir Pra que, Rio de Janeiro, 2022.
Patience Iraguha, D. How Refugees can be Integrated into Development in Malawi through an Entrepreneurship Approach. Regis University Student Publications (comprehensive collection). 1098, 2023.
Disponível em: https://epublications.regis.edu/theses/1098
Rega, I., Honen-Delmar M. The Transformative Impact of JWL Professional Programmes, Research Report, Jesuit Worldwide Learning. 2023 Dispon[ivel em: https://www.jwl.org/Articles/Research/Research%20Publications/professional-impact-2023/JWL_ProfessionalCourses_impact_report_10_FINAL%20%28005%29.pdf
Turner S. What Is a Refugee Camp? Explorations of the Limits and Effects of the Camp, Journal of Refugee Studies, Volume 29, Issue 2, Pages 139–148, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1093/jrs/fev024
UNHCR. Refugee Education 2030: A Strategy for Refugee Inclusion, United Nation High Comissioner for Refugees, 2019. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/15by30-roadmap-expanding-higher-education-skills-and-self-reliance-refugees
UNHCR. All Inclusive: The campaign for Refugee Education: A Moral Imperative. A United Endeavour. A Global Priority, 2022. Disponível em: https://www.unhcr.org/fr-fr/en/media/unhcr-education-report-2022-all-inclusive-campaign-refugee-education
UNHCR. 15by30 Roadmap: Expanding Higher Education, skills, and Self-Reliance for Refugees, UNHCR. 2023. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/15by30-roadmap-expanding-higher-education-skills-and-self-reliance-refugees
Xavier Devictor, Quy-Toan Do, How Many Years Have Refugees Been in Exile? Population and Development Review, Vol. 43, No. 2, pp. 355-369, 2017. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26622897
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Editora Universitária Champagnat
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.