Educação em contextos humanitários violação e proteção dos direitos da infância

violação e proteção dos direitos da infância

Auteurs

  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS01

Résumé

O artigo tem como objeto a educação em contextos humanitários, a partir do qual reflete sobre o direito às aprendizagens como componente do direito à educação. Nessa perspectiva, problematizamos os pares de contrários constituídos pelos riscos e pela proteção dos direitos da infância. Os argumentos são tecidos pelo cotejamento de dados conceituais e empíricos, referendados na abordagem qualitativa, propiciando o diálogo crítico com os sujeitos de direitos nos seus contextos cotidianos. As vozes de 460 estudantes, 125 Educadores e 95 familiares de doze escolas de cinco diferentes países enunciam percepções de violências na gênese do mal-estar e reivindicações de direitos para constituição do bem-estar. No desenvolvimento da análise se evidencia que nos contextos humanitários operam violências interseccionais, nos quais a opressão afeta, antes e de forma mais cruel, os mais frágeis, crianças e adolescentes, principais demandantes da ação humanitária integrada à ação dos direitos humanos para a garantia do direito à educação. A essência da função social da escola, concebida como espaçotempo estratégico e intersetorial na constituição do bem-estar, está na garantia do direito à educação, configurado como demandas individual e coletiva interdependente, que se efetivam via construção de aprendizagens multidimensionais, no desenvolvimento integral dos sujeitos de direitos das infâncias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AFONSO, Almerindo Janela. Neomeritocracia e novas desigualdades. In: TORRES, Leonor Lima; PALHARES, José Augusto. A excelência académica na escola pública portuguesa. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2017. p. 237-263.

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ARROYO, Miguel Gonzalez; SILVA, Maurício Roberto da. (Org.). Corpo Infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012.

BALL, Stephen John. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, [S.l.], v. 2, n. 35, p. 37-55, mai./ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 29 dez. 2023.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf Acesso em: 29 dez. 2023.

BRASIL. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Conselho Nacional de Educação. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 29 dez. 2023

Certeau, Michel de, Giard, Luce, Mayol, Pierre. A invenção do cotidiano; tradução de Ephraim F. Alves e Lúcia E. Orth. 12., 8 reimpressão. Ed. Petrópolis, RJ, vozes, 2013.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano. tradução de Ephraim F. Alves e Lúcia E. Orth. 12 ed., 8 reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2013.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Atlas da Violência, realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes. Acesso em: 20 nov. 2023.

CURY, Carlos Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-262, julho 2002. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/563. Acesso em: 20 nov. 2023..

EYNG, Ana Maria; CARDOSO, João Casqueira. Direitos da infância em contextos de necessidades humanitárias: fatores de risco e demandas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p. 1098-1120, out./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2361. Acesso em: 29 dez 2023.

EYNG, Ana Maria; CARDOSO, João Casqueira. O direito à educação em situação humanitária: contornos intersetoriais nas práticas profissionais. In: EYNG, Ana Maria; COSTA, Reginaldo Rodrigues da (Org.). Educação e formação de professores: inspirações, espaços e tempos. Volume 1. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2021. 314 p.

EYNG, Ana Maria, PACHECO, Eduardo Felipe Hennerich; PADILHA, Laueni Ramos. Efeitos interseccionais das violações de direitos: territórios da pobreza infantil. Revista Teias, [S.l.], v. 24, p. 58–70, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/64465. Acesso em: 20 nov. 2023..

HOUDÉ, Olivier. Aprendizagem. In: ZANTEN, Agnès Van (coord.). Dicionário de Educação, vários tradutores. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOURA, James Ferreira; XIMENES, Verônica Morais; SARRIERA, Jorge Castellá. A construção opressora da pobreza no Brasil e suas consequências no psiquismo. Quaderns de Psicología. Barcelona, vol. 16, n. 2, p. 85-93, 2014. Disponível em: https://quadernsdepsicologia.cat/article/view/v16-n2-moura-ximenes-sarriera. Acesso em: 20 nov. 2023.

MILITÃO, Andréia Nunes. A inserção da terminologia “direito à aprendizagem” no arcabouço legal da formação de professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, vol. 17, n. 46, p. 152-176, 2021 ISSN 1809-0249. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=695474085009. Acesso em: 20 nov. 2023.

ONU [Organização das Nações Unidas]. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: http://www.dudh.org.br/wpcontent/uploads/2014/12/dudh.pdf. Acesso em: 4 jul. 2018.

ONU [Organização das Nações Unidas]. Convenção de Genebra IV, relativa à proteção dos civis em tempo de guerra. Genebra, agosto de 1949. Disponível em: https://shop.icrc.org/icrc/pdf/view/id/2491. Acesso em: 02 junho 2018.

ONU [Organização das Nações Unidas]. Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. Resolução 44/25 de 20 de novembro de 1989. Nova York: Assembleia Geral da ONU, 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 4 jul. 2018.

Téléchargements

Publiée

2024-06-06

Comment citer

Eyng, A. M. (2024). Educação em contextos humanitários violação e proteção dos direitos da infância : violação e proteção dos direitos da infância . Revista Diálogo Educacional, 24(81). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.DS01