Dimensões para formações críticas frente às tecnologias orientadas por dados

Auteurs

Résumé

Resumo

Tecnologias orientadas por dados estão imbricadas de tal modo à vida que nenhum ser estaria excluído das reorganizações envolvendo o digital. Algoritmos e aplicações de Inteligência Artificial podem prescrever formas de existir no mundo, alterar o que se entende por democracia e reconfigurar concepções e práticas da educação, entre tantas outras consequências. Este artigo propõe três dimensões para as práticas educativas desenvolvidas sob abordagens críticas para compreensão e ação frente às mudanças em curso. Para defini-las, os pesquisadores estudaram um recorte da literatura composto por autores da educação, das relações entre tecnologia e sociedade, assim como da educação e tecnologia que poderiam ser reunidos sob abordagens críticas. Também consideraram suas pesquisas e práticas anteriores a este artigo em formações focadas em educação e tecnologia. Como resultado, este trabalho propõe que formações comprometidas com o desenvolvimento da criticidade possam: conferir materialidade e visibilidade aos dados; discutir a politicidade das tecnologias; observar concepções e culturas promovidas pelos algoritmos. O artigo discute essas três dimensões e oferece alguns exemplos práticos. Por fim, assinala que nem as tecnologias nem as problemáticas envolvendo-as são estáticas, sendo o desenvolvimento da criticidade uma busca permanente.  Faz-se urgente trabalhar questões envolvendo ideologias, valores e interesses pari passu à integração de tecnologias às práticas educativas.

Palavras-chave: Educação crítica. Algoritmos. Inteligência Artificial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Pesquisadora Pq2 / CNPq. Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. Coordenadora adjunta no Programa de Pós-graduação em Educação da UNESA. Líder do grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia.

Roberto Cardoso Freire da Silva, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutor e Mestre em Educação (PPGE/UNESA) com bolsa CAPES/PROSUP e Período de Doutorado Sanduíche (CNPq-SWE) na Arizona State University (ASU), universidade número #1 em inovação nos EUA (U.S. News World Report). Especialista em Inteligência Artificial na Prática (FAMEESP), Didática do Ensino Superior (FEAP-MG) e Gestão Estratégica (UCAM-RJ). 

Téléchargements

Publiée

2024-12-09

Comment citer

Carvalho, J. de S., & Silva, R. C. F. da. (2024). Dimensões para formações críticas frente às tecnologias orientadas por dados. Revista Diálogo Educacional, 24(83). Consulté à l’adresse https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30566