Gallery Walk Online na formação de professores formadores
uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19
DOI :
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS10Résumé
Este artigo é parte do contexto da Pesquisa Institucional de doutoramento em andamento e intitulada “Formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro na pandemia da covid-19: uma ciberpesquisa-formação”. Aflora a partir dos dilemas da formação de professores formadores e pesquisa no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como arcabouço teórico-metodológico, lançamos mão da ciberpesquisa-formação e da escolarização aberta como estratégia de fazer/pensar. Neste contexto, apresentamos um dos dispositivos acionados denominado Gallery Walk online para compreender como professores formadores se formaram a partir da partilha de narrativas durante a pandemia do novo coronavírus e à luz da noção de escolarização aberta. Aborda o processo de aprender e ensinar a partir dos dilemas dos formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Nossos achados apontam na direção de que essa experiência formacional se mostrou potente para a produção de conhecimento dos professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, à luz das possibilidades hiper midiáticas, da interatividade, da colaboração, da cocriação e da hipertextualidade.
Téléchargements
Références
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalves. (coord.) Multirreferencialidade nas ciências e na educação. [S.l.]: UFSCar, 1998.
ARDOINO, J. Para uma pedagogia socialista. [S.l.]: Plano editora, 2003.
BARBIER, R. A escuta sensível na abordagem transversal. Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998. p. 168-199.
BARBOSA, J. G. A Multirreferencialidade no campo da pesquisa e da formação. Matemática de primeira, 17 nov. 2020. [S.l.: s.n., s/d]. Disponível em: https://youtu.be/6Icb4jDgBcE. Acesso em: 14 fev. 2021.
BARBOSA, J. G. Multirreferencialidade e produção do conhecimento: diferentes histórias de aprendizagens. Revista Educação em Questão, [s.l.], v. 32, n. 18, 2008.
BARBOSA, J. G.; MACEDO, R. S.; BORBA, S. Jacques Ardoino & a educação. São Paulo: Autêntica, 2012.
BOWMAN, S. L. The Gallery Walk: an opening, closing, and review activity. Sharon Bowman's Website, 2005. [S.l.: s.n., s/d]. Disponível em: https://bowperson.com/wp-content/uploads/2014/11/GalleryWalk.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.
CERQUEIRA, T. C. S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-38, jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S1676-73142006000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2021.
CERTEAU, M. De. A invenção do cotidiano, 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CORREIA, T. F. DE A. A Gallery Walk na educação básica: um olhar para as produções científicas do período de 2010 a 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ ufscar/15050/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Tha%C3%ADs%20Fernanda%20de%20Aquino%20Correia_BCO.pdf. Acesso em: 30 dez. 2022.
EUROPEAN UNION. Open schooling and collaboration on science education. União Europeia, 2018. Disponível em: https://ec.europa.eu/info/fund ingtenders/opportunities/portal/screen/opportunities/topic-details/swafs-01-2018-2019-2020. Acesso em: 30 jan. 2021.
FRANCEK, M. What is Gallery Walk? Starting Point-Teaching Entry Level Geoscience, 2018. Disponível em: https://serc.carleton.edu/introgeo/gallerywalk /index.html. Acesso em: 16 fev. 2021.
GAMBOA, J. I. C. Os contributos de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática. Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II. Tese (Mestrado Ensino do 11.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico) – Escola Superior de Educação de Lisboa, Lisboa, 2019.
HAZELKORN, H. et al. Science education for responsible citizenship. Brussels: [s.n.], 2015. Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/a1d14fa0-8dbe-11e5-b8b7-01aa75ed71a1. Acesso em: 30 jan. 2023.
MACEDO, R. S. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
MACEDO, R. S. Atos de currículo e formação: o príncipe provocado. Revista Teias, [s.l.], v. 13, n. 27, p. 8, 2012b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24252. Acesso em: 17 fev. 2021.
MACEDO, R. S. Multirreferencialidade: o pensamento de Jacques Ardoino em perspectiva e a problemática da formação. In: Jacques Ardoino & a Educação. Autêntica. [S.l.: s.n.], 2012a. p. 35-62.
MACEDO, R. S. Outras luzes: um rigor intercrítico para uma etnopesquisa política. In: MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.;
PIMENTEL, Á. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador, BA: EDUFBA, 2009.
MACEDO, R. S. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais. Curitiba, PR: CRV, 2015.
MADDALENA, T. L.; ROSSINI, T. S. S.; SANTOS, E. Diário hipertextual online de pesquisa: uma experiência com o aplicativo Evernote. Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. Rio de Janeiro: Omodê, 2018.
OKADA, A.; MATTA, C. E. DA. A formação docente para educação profissional por meio de um curso de extensão com tecnologias emergentes e escolarização aberta. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 71, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416x2021000401766&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 02 maio 2023.
OKADA, A.; RODRIGUES, E. A educação aberta com ciência aberta e escolarização aberta para pesquisa e inovação responsáveis. In: TEIXEIRA, C.; SOUZA, M. V. Educação Fora da Caixa: tendências internacionais e perspectivas sobre a inovação na educação. São Paulo: Blucher, 2018. v. 4.
RIBEIRO, M. R. F.; SANTOS, E. Pesquisa-formação multirreferencial e com os cotidianos na cibercultura: tecendo a metodologia com um rigor outro. Revista de Educação Pública, [s.l.], v. 25, n. 59/1, p. 295-310, 2016.
RYAN, C. Science Education for Responsible Citizenship. Report to The European Commission. 2015.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2001.
SANTOS, E. O. DOS. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. [S.l.: s.n.], 2005.
SANTOS, E. O. DOS. Formação de professores e pesquisadores no contexto de pandemia: possibilidades e limites. [Webconferência. LIVE FEUFF, 1h23m28s], 23 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hdR3PED0kAY. Acesso em: 23 set. 2020.
SANTOS, E. O. DOS. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. Disponível em: http://edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.
SANTOS, E. O. DOS; REIS, L. R. DOS. O caminhar na educação: narrativas de aprendizagens, pesquisa e formação. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2020.
SANTOS, E.; CAPUTO, S. G. Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. In: Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. Rio de Janeiro: Omodê, 2018. cap. 1, p. 23-45. ISBN 9788590662402.
SANTOS, E.; CAPUTO, S. G. Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. In:
MADDALENA, T. L.; ROSSINI, T. S. S.; SANTOS, E. Diário hipertextual online de pesquisa: uma experiência com o aplicativo evernote. Rio de Janeiro: Omodê, 2018. cap. 4, p. 92-110. ISBN 9788590662402.
SANTOS, E.; CAPUTO, S. G. Diário de pesquisa na cibercultura: narrativas multirreferenciais com os cotidianos. In:
BARBOSA, A.; SANTOS, E.; RIBEIRO, M. Diário online no WhatsApp: app-learning em contexto de pesquisa-formação na cibercultura. Rio de Janeiro: Omodê, 2018. cap. 5, p. 111-131. ISBN 9788590662402.
SILVA, M. Sala de aula interativa: A educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande-MS, 2001. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/807255398722898920 38323523789435604834.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.
VALE, I.; BARBOSA, A. O contributo da Gallery Walk para promover a comunicação matemática. Educação & Matemática, [s.l.], v. 149-150, p. 2-8, 2018.
WEBINAR - Currículos, Diferenças e Multirreferencialidade. Intérprete: Roberto Sidnei Macedo. [S.l.]: TV IFBA Lauro de Freitas, 2020. Disponível em: https://youtu.be/Z3NpIO4hcoA. Acesso em: 19 fev. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Editora Universitária Champagnat 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.