Gallery Walk Online na formação de professores formadores

uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS10

Résumé

Este artigo é parte do contexto da Pesquisa Institucional de doutoramento em andamento e intitulada “Formação de professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro na pandemia da covid-19: uma ciberpesquisa-formação”. Aflora a partir dos dilemas da formação de professores formadores e pesquisa no contexto da pandemia do novo coronavírus. Como arcabouço teórico-metodológico, lançamos mão da ciberpesquisa-formação e da escolarização aberta como estratégia de fazer/pensar. Neste contexto, apresentamos um dos dispositivos acionados denominado Gallery Walk online para compreender como professores formadores se formaram a partir da partilha de narrativas durante a pandemia do novo coronavírus e à luz da noção de escolarização aberta. Aborda o processo de aprender e ensinar a partir dos dilemas dos formadores da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Nossos achados apontam na direção de que essa experiência formacional se mostrou potente para a produção de conhecimento dos professores formadores da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, à luz das possibilidades hiper midiáticas, da interatividade, da colaboração, da cocriação e da hipertextualidade.

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Sandro Jorge Tavares Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorando em Educação.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ Editora-chefe da Revista Re-Doc, Revista Docência e Cibercultura Pós-doutora pela UAB-PT Professora convidada no Mestrado em Pedagogia do e-Learning UAB-PT

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Publiée

2023-06-07

Comment citer

Ribeiro, S. J. T., & Santos, E. (2023). Gallery Walk Online na formação de professores formadores: uma experiência de escolarização aberta durante a pandemia da covid-19. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 809–827. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS10