A monitoria nos institutos federais

concepções de estudantes e docentes do ensino médio integrado

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO01

Résumé

Este artigo aborda as concepções de estudantes monitores e docentes orientadores de um instituto federal, visando conhecer a monitoria pelos olhos daqueles que a vivenciam, ou, melhor, desvelar o que eles entendem sobre a monitoria, como são desenvolvidas as atividades, as motivações para participar, as contribuições oferecidas e as formas de divulgação do programa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa, os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Os dados evidenciam que a maioria dos participantes entende a monitoria como um instrumento de ajuda que beneficia alguns atores. Para muitos, essa ajuda significa “tirar dúvidas” dos demais estudantes. Compreendem ainda que o único objetivo do programa é prestar apoio ao aprendizado do estudante, não percebendo a monitoria como possibilidade de atividade extracurricular que colabore com a formação plena dos estudantes monitores. Conclui-se que, não basta aos atores saber da existência da monitoria, é preciso também conhecer os benefícios, as possibilidades oferecidas, e entendê-la como um importante instrumento de apoio ao ensino, à aprendizagem, à permanência e ao êxito. Logo, além de implementar um programa, é preciso acompanhá-lo, divulgá-lo, avaliá-lo e discutir sobre ele reflexivamente, dada a sua importância para a Educação Profissional e Tecnológica.

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Bibliographies de l'auteur

Rosiane Borges de Carvalho Lemos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Toledo (Unitoledo) - Araçatuba/SP, especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de Campo Grande (Unaes) e mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFMS). É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Campo Grande, exercendo suas atividades na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Claudio Zarate Sanavria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

É bacharel em Análise de Sistemas e especialista em Engenharia de Websites pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pedagogo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É professor, pesquisador e, atualmente, Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina, onde também coordena o NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação). Atua como secretário regional adjunto da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Regional MS. É docente do IFMS no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os temas: Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais e Engenharia de Software.

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Publiée

2023-06-07

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Lemos, R. B. de C., & Sanavria, C. Z. (2023). A monitoria nos institutos federais: concepções de estudantes e docentes do ensino médio integrado. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 828–843. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO01