Cinema e educação básica

narrativas docentes

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DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO07

Résumé

Este texto se ocupa de uma discussão, que parte dos enunciados de quatro docentes da Educação Básica, entrevistados durante a pesquisa de Mestrado em Educação de uma das autoras. Os questionamentos e implicações dali resultados, nos levam a pensar as relações entre o cinema e a docência, como espaço de produção de experiências de si e de subjetividades. Para tanto, olhamos para a obra de Michel Foucault, quando o autor reflete a ética como práticas de si mesmo e práticas de verdade, - evidenciando a liberdade do sujeito em detrimento dos processos de aprisionamento. Sem abandonar a herança da sua obra, sua Análise do Discurso, encontramos uma chave de leitura amparada nas relações entre sujeito e verdade, mediadas e construídas pelas práticas de si, sobretudo, tomadas a partir da noção do cuidado de si. Trazemos à superfície, assim, a problemática da verdade, da ética e da estética na educação, como espaço para pensar a narrativa de professores brasileiros, em um contexto no qual o currículo, o tempo em sala de aula e a vida docente não podem ser vistos separadamente. Por fim, observamos as condições de possibilidade de tensionar o lugar reservado para o cinema no planejamento docente e na escola.

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Bibliographies de l'auteur

Daniela da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora no curso de Jornalismo, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), nas disciplinas de Teorias da Comunicação II, Filosofia e Trabalho de Conclusão de Curso II. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Mestre em Educação e Graduada em Jornalismo pela Unochapecó. No desenvolvimento de sua dissertação, contou com bolsa integral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possuí experiência em apresentação e produção de TV universitária; como cineclubista e em projetos de extensão. Entre suas principais publicações: discussões voltadas para a sensibilização audiovisual na educação e os diálogos entre os processos de criação da arte e a formação.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publiée

2023-06-07

Comment citer

Silva, D. da, & Pieczkowski, T. M. Z. (2023). Cinema e educação básica: narrativas docentes . Revista Diálogo Educacional, 23(77), 913–928. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO07