Cine y educación basica

narrativas docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO07

Resumen

Este texto se ocupa de una discusión, que parte de los enunciados de cuatro docentes de Educación básica, entrevistados durante la investigación de la Maestría en Educación de una de las autoras. Los cuestionamientos y consecuencias de allí surgidos nos llevan a pensar las relaciones entre cine y docencia, como espacio de producción de experiencias de si y de subjetividades. Por lo tanto, observamos en la obra de Michel Foucault, cuando el autor refleja la ética como prácticas de sí mismo y prácticas de verdad, - evidenciando a la libertad del sujeto en detrimento de los procesos de aprisionamiento. Sin abandonar la herencia de su obra, su Análisis del Discurso, encontramos una llave de lectura amparada en las relaciones entre sujeto y verdad, mediadas y construidas por las prácticas de si, especialmente, tomadas a partir de la noción de cuidado de sí. Traemos para la superficie, así, la problemática de la verdad, de la ética y de la estética en la educación, como un espacio para pensar la narrativa de los profesores brasileños, en un contexto en el que el currículo, el tiempo en el aula y la vida docente no pueden ser vistos. por separado. Finalmente, observamos las condiciones de posibilidad de enfatizar el lugar reservado al cine en la enseñanza y la planificación escolar.

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Biografía del autor/a

Daniela da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora no curso de Jornalismo, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), nas disciplinas de Teorias da Comunicação II, Filosofia e Trabalho de Conclusão de Curso II. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Mestre em Educação e Graduada em Jornalismo pela Unochapecó. No desenvolvimento de sua dissertação, contou com bolsa integral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possuí experiência em apresentação e produção de TV universitária; como cineclubista e em projetos de extensão. Entre suas principais publicações: discussões voltadas para a sensibilização audiovisual na educação e os diálogos entre os processos de criação da arte e a formação.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Silva, D. da, & Pieczkowski, T. M. Z. (2023). Cine y educación basica: narrativas docentes. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 913–928. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AO07