Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal:

documentos que contam História

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS06

Résumé

O texto apresenta a relação de pertencimento entre um arquivo pessoal e as ações políticas e sociais do sujeito em evidência. A formação e organização de um arquivo pessoal pode expressar detalhes e interstícios de uma vida, expressa pelos contextos sociais, políticos e culturais.  Nesta pesquisa, a organização arquivística, a contextualização de documentos e o trabalho historiográfico a partir do acesso às fontes primárias possibilitam construções de narrativas históricas acerca da vida do professor anarquista João Penteado e da história das Escolas Modernas em São Paulo. A seguir, o Arquivo João Penteado será comentado a partir de um possível trajeto de vida deste educador e das escolas que dirigiu, evocando a memória de experiências de educação libertária no Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luciana Eliza dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação e Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007), mestrado em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Tem 12 anos de experiência como docente no Ensino Superior, tendo atuado com ensino e pesquisa nas áreas de Pedagogia e demais Licenciaturas, especificamente no campo da História da Educação. Também desenvolve ações com formações de professores de rede pública de ensino. Atualmente, é pesquisadora no Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, no qual realiza pesquisas sobre arquivos e fontes para investigação da história da educação, com ênfase na educação libertária e nos movimentos de renovação da educação. É também, atualmente, professora de História da Educação na Faculdade de Educação da USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Téléchargements

Publiée

2022-12-08

Comment citer

Santos, L. E. dos. (2022). Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal:: documentos que contam História. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS06