Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal:

documentos que contam História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS06

Resumen

El texto presenta la relación de pertenencia entre un archivo personal y las causas sociales y humanas marcadas por la inserción institucional del sujeto en evidencia. La formación y organización de un archivo personal puede expresar detalles e intersticios de una vida, expresada por contextos sociales, políticos y culturales. En esta investigación, la organización archivística, la contextualización de documentos y el trabajo historiográfico a partir del acceso a fuentes primarias permiten la construcción de narrativas históricas sobre la vida del profesor anarquista João Penteado y la historia de las Escuelas Modernas en São Paulo. A continuación, se comentará el Archivo João Penteado a partir de una posible trayectoria de vida de este educador y de las escuelas que dirigió, evocando la memoria de experiencias de educación libertaria en Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Eliza dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação e Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007), mestrado em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Tem 12 anos de experiência como docente no Ensino Superior, tendo atuado com ensino e pesquisa nas áreas de Pedagogia e demais Licenciaturas, especificamente no campo da História da Educação. Também desenvolve ações com formações de professores de rede pública de ensino. Atualmente, é pesquisadora no Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP, no qual realiza pesquisas sobre arquivos e fontes para investigação da história da educação, com ênfase na educação libertária e nos movimentos de renovação da educação. É também, atualmente, professora de História da Educação na Faculdade de Educação da USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Publicado

2022-12-08

Cómo citar

Santos, L. E. dos. (2022). Percursos do professor anarquista João Penteado e a formação de um arquivo pessoal:: documentos que contam História. Revista Diálogo Educacional, 22(75). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS06