Práticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia

a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS04

Résumé

Trata-se de um estudo analítico-reflexivo acerca da experiência vivenciada por professoras do município de Marquinho/PR, no momento do retorno à atividade presencial em tempo de pandemia. O objetivo foi identificar os reflexos da experiência formativa em práticas integradoras de professoras protagonistas de um projeto criativo ecoformador (PCE), realizado em um Centro de Educação Infantil (CMEI) participante da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). As práticas pedagógicas realizadas por professoras em tempo de pandemia no retorno às atividades presenciais nortearam a questão deflagradora do estudo. As categorias de análise foram: ação, emergência, emoção, prontidão. O aporte teórico foi assentado em Morin (2000; 2003), Zwierewicz (2016; 2019) e Maturana (1999; 2000). Os resultados evidenciaram que as professoras desenvolveram expertise em atuar na emergência, integrando razão e emoção em práticas criativas no processo de recepção escolar pós-pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Docente do PPGE/ UNICENTRO e UFPR. Doutora em Educação (Unesp-Marília-SP). Realizou estágio de pós-doutoramento na [School of Education], University Durham, UK. Bolsista Produtividade em Pesquisa da  Fundação Araucária (F.A.) e membro do Comitê Assessor da área de Ciências Humanas da F.A. (2020-2024).

Ettiène Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Téléchargements

Publiée

2022-02-01

Comment citer

Vestena, C. L. B., & Guérios, E. . (2022). Práticas educativas integradoras e transformadoras em tempo de pandemia: a experiência do projeto “Mundo mágico do CMEI na trilha de descobertas”. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS04