A convergência entre complexidade e diálogo

fundamentos da educação para o século XXI

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS06

Résumé

As reflexões apresentadas neste artigo referenciam-se em pesquisa sobre a convergência da complexidade de Morin e a práxis crítico-dialógica conscientizadora de Paulo Freire. Para demonstrar tal convergência, a partir do Humanismo europeu, consideramos o processo de formação da época Moderna e suas influências sobre a formação do mundo e do sujeito contemporâneos, traçando a contribuição do pensamento de Morin e Freire como proposta crítica frente aos princípios da Modernidade. Ao sujeito biopsíquico, social e envolvido pelas teias de significados culturais, ser complexo e dialógico situado no tempo e no espaço históricos, apontamos a educação dialógica conscientizadora da complexidade como possibilidade de promoção da vida em abundância e da ética, tendo em vista a criação de uma nova consciência planetária no século XXI. Com a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos responder como o pensamento de Morin e Paulo Freire convergem ao fundamentar uma nova perspectiva para educação no mundo contemporâneo. A educação sob o viés do diálogo acerca da complexidade contribui para emersão de uma consciência comprometida com o respeito ao Planeta, com a vida humana e com a valorização das diversidades, assumindo novas perspectivas ante ao compromisso de construção da cidadania global solidária. Os resultados mostram que a convergência entre a complexidade e a educação dialógico-conscientizadora acontece pelas possibilidades de abordar a realidade como sendo irredutível a qualquer pretensão de certeza absoluta e definitiva por parte do conhecimento humano e pela alternativa convergente de complexidade e diálogo para educação do século XXI, em face aos princípios da Modernidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí – (UNIVALI)

Universidade do Vale do Itajaí – (UNIVALI), Itajaí – Santa Catarina (SC) – Brasil. Pesquisador sênior do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, professor visitante da Faculdade de Letras e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal.

Jonatas Marcos da Silva Santos, Universidade do Vale do Itajaí

Universidade do Vale do Itajaí – (UNIVALI), Itajaí – Santa Catarina (SC) – Brasil. Orientador Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Téléchargements

Publiée

2022-02-02

Comment citer

Luna, J. M. F. de, & Santos, J. M. da S. (2022). A convergência entre complexidade e diálogo: fundamentos da educação para o século XXI. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS06