Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02

Résumé

Este artigo trata da realidade e dos desafios da escolarização de alunos estrangeiros em uma escola do município de São Paulo. Com base na revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora e os professores de uma escola que atende migrantes internacionais, discutem-se os limites das políticas públicas educacionais brasileiras em garantir o direto à educação dos migrantes. Os resultados obtidos mostram contradições entre as práticas declaradas pelos entrevistados e as práticas sociais da escola, resultando em dificuldades efetivas dos profissionais em trabalharem com a diversidade cultural que adentra a escola. Evidencia-se, também, a ausência de programas, projetos e ações de inclusão dos migrantes que garantam o direito à educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eric Ferdinando Passone, Universidade Cidade de São Paulo

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005). Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière. Participou como voluntário como Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas (2016-2020). Foi docente e mentor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade da Cidade de São Paulo. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). (Fonte: Currículo Lattes)

Soraya Magnani Lobo Costa Ribeiro, Universidade Cidade de São Paulo: Sao Paulo, SP, BR

Professora de Geografia do Colégio Madre Cabrini. Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo, sob supervisão do Dr.Eric Ferdinando Kanai Passone. Especialista/MBA em Gestão Escolar pela Esalq/USP, sob supervisão da Dra. Branca Camargo. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário Senac. É graduada em Geografia. Ministra aula na Educação Básica no Ensino Médio e para curso Superior licenciatura Pedagogia, Geografia,Logística e Engenharia Civil. Participante do Grupo de Diálogos Interdisciplinares.

Téléchargements

Publiée

2021-10-14

Comment citer

Passone, E. F., & Ribeiro, S. M. L. C. (2021). Desafios à escolarização de alunos estrangeiros no município de São Paulo. Revista Diálogo Educacional, 22(72). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.AO02